EU Kids online: final report, por Sonia Livingstone e Leslie Haddon, é o texto que indica os resultados obtidos na investigação produzida entre 2006 e 2009 sobre os usos da internet pelas crianças e adolescentes em 21 Estados europeus, comparando comportamentos e avaliando influências sociais e culturais, ao mesmo tempo que as oportunidades e os riscos do seu consumo (ver mais em EU Kids online).
Com o projecto, existem cerca de 400 estudos conduzidos nesses países, desenvolvidos por universidades, centros de investigação, departamentos governamentais e indústria, informando o uso crescente da internet e o modo como ela forma a geração europeia mais jovem. O EU Kids online definiu quatro C - comparatibilidade, contextualização, centramento nas crianças e crítica - para obter melhores resultados.
Revisão da literatura e um guia das boas práticas são dois resultados do projecto. O estudo agora editado inventaria ainda recomendações políticas de maximização de oportunidades (edução e literacia digital, participação cívica, criatividade, identidade e ligação social) e de minização de riscos (comercialização, agressividade, questões sexuais, perda de valores), bem como recomendações. Neste último ponto, saliento o interesse e as preocupações com a reprodução ilegal de conteúdos em simultâneo com a vantagem de produzir novos conteúdos e a avaliação e interpretação desses conteúdos de forma crítica, e as respostas que os pais devem dar aos seus filhos.
A secção portuguesa do EU Kids online foi liderada por Cristina Ponte, docente da Universidade Nova de Lisboa.
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