sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

TENDÊNCIAS DOS MEDIA E PROSPECTIVA

Tendências e prospectiva dos media. Inovação, Gestão, Emprego e Mercado é um livro coordenado por Paulo Faustino e financiado no âmbito do POEFDS e realizado entre Abril de 2006 e Abril de 2007, e agora lançado com a chancela da Media XXI.


O livro, de 854 páginas, tem quatro partes: 1) caracterização, transformações e modelo de negócio das empresas de media, 2) tecnologias, mercado de trabalho e emprego, 3) tendências e análise empírica da indústria, e 4) dinâmicas de mercado, tendências e análise prospectiva da indústria.

As áreas estudadas são imprensa, rádio, televisão (mais a televisão digital terrestre), assim como a internet. Alguns especialistas nacionais e internacionais dão contributos, embora eles não sejam visíveis em termos de capítulos assinados. O capítulo 1 é o mais teórico e rico, o capítulo 9 é o mais prospectivo, embora com dados de 2005 e 2006, o que inibe uma leitura actual. No livro há entrevistas a gestores (interlocutores privilegiados), docentes e empregados nas várias indústrias analisadas, o que se traduz numa forte riqueza de contributos.

Destaco o capítulo 6.2.2, onde a equipa de investigação entrevistou agentes sociais dos media em Lisboa, Porto e Leiria, dando um retrato que me parece muito fiel da realidade empresarial e organizacional. Fontes de financiamento, ameaças e oportunidades, pontos fortes e fracos, o posicionamento das mulheres nos media, o vínculo profissional, a formação e os movimentos de concentração são alguns desses elementos. Estagiários sem qualquer remuneração, salários pequenos, pouco tempo para formação complementar, necessidade de angariar publicidade, novas opções num mercado saturado, concorrência, audiências - eis alguns dos tópicos trabalhados. Muitas das situações são ilustradas com depoimentos dos próprios agentes, o que torna o livro um testemunho da realidade nacional dos media.

Já quanto ao inquérito que suporta a parte final do texto, não há uma identificação precisa do número de inquiridos, o que não permite retirar informação clara. Cada capítulo apresenta uma síntese conclusiva, útil dada a dimensão do livro.

Paulo Faustino tem doutoramento em gestão e economia dos media pela Universidade Complutense (Madrid) e é empresário e docente na Universidade do Porto e no Instituto Politécnico de Leiria. Em 2009 foi um dos editores de outro livro fundamental para a compreensão dos media, The Media as a driver of the information society, editado conjuntamente entre a Universidade Católica Editora e a Media XXI (capa do livro em cima, à direita).

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