terça-feira, 27 de abril de 2010

TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO

As tecnologias de comunicação são como os supermercados: têm sempre alguma coisa nova. Nos últimos 30 anos, ouvimos continuamente falar de novas tecnologias. De início, o termo referia-se aos gravadores de vídeo ou à televisão por cabo, depois ao computador portátil e agora à internet. Em cada período, as pessoas acreditam que o novo aparelho substitui e elimina o antigo, que os media pessoais substituem os media de massa, que finalmente os indivíduos se expressam sem intermediários e que as novas comunidades (e as redes sociais) juntam as pessoas de todo o mundo. Os reformistas acreditam que uma nova tecnologia resolve os problemas da educação e da democracia, enquanto as Cassandras percepcionam os novos media como uma ameaça à cultura ou aos direitos dos cidadãos.

[tradução livre do começo do livro de Patrice Flichy (2007). The internet imaginaire. Cambridge, MA, e Londres: The MIT Press]

1 comentário:

Jazminwilss disse...

É bom ver artigo informativo sobre como as tecnologias de comunicação realmente um supermercado de que agora os dias há tantas empresas que fornecem os meios de comunicação, porque sem comunicação e sem falar com qualquer corpo não pode sobreviver à vida ...
A comunicação é, necessariamente, para cada um ...
Thanks for sharing
Jazmin W
www.datarecoverysoftware.com