Interrupção

O blogue tem sido muito pouco atualizado. O trabalho de investigação e outros motivos obrigam a uma concentração de esforços num só sentido. Obrigado pela preferência manifestada desde 2003.

15.5.10

A PRESENÇA DE BENTO XVI EM PORTUGAL

Os media deram um grande destaque à presença do Papa Bento XVI em Portugal esta semana. Na sua coluna de ontem no Público, Eduardo Cintra Torres contabilizou 25 horas em "especiais" e noticiários nos três canais generalistas na terça-feira, dia de chegada do Papa. Na quarta-feira, os canais deram relevo à missa no Terreiro do Paço, aliás um magnífico momento de expressão religiosa. Também os jornais dedicaram muito espaço à visita papal, fazendo hoje balanços, como o Expresso (caso da coluna de Fernando Madrinha, texto que gostei muito).

Eu fiz um pequeno vídeo sobre o surgimento de Bento XVI na noite do dia 11 à varanda da nunciatura apostólica em Lisboa (Av. Luís Bívar). Coloquei-o no YouTube, como sinal da minha presença no momento, e verifiquei o número crescente de visitantes. Na noite desse dia 11 acederam ao vídeo 173 visitantes, número que saltou para 207 no dia 12 e baixou para 52 no dia 13 (ver os dois gráficos em baixo). À hora em que coloquei o vídeo, o YouTube registava apenas um outro vídeo, da celebração do Papa no Terreiro do Paço; hoje, o YouTube tem pelo menos 20 vídeos sobre o Papa em Portugal, de amadores como eu, o que prova a importância da visita e a vitalidade dos amadores em fazer pequenos vídeos sobre o que vêem, e a importância do agendamento dos temas nos media e seu impacto e transferência para os novos media, em especial os dominados por não profissionais.


Sem comentários: