Vai ser lançado em Dezembro próximo o livro de Bruno Fernandes MultiMadonna – O papel da imagem contraditória na construção de um fenómeno da indústria cultural, pela Chiado Editora.
"A partir da análise de 46 telediscos de Madonna, o livro avalia de que forma as mais variadas imagens e personagens criados ao longo de quase 30 anos foram e continuam a ser essenciais na manutenção da fama da cantora, considerada um arquétipo de ícone pop. Tais imagens jogam essencialmente com aspectos contraditórios para divulgarem lados ambíguos da artista e nunca revelarem a verdadeira pessoa, mantendo o interesse dos meios de comunicação e das audiências sobre a sua persona, permitindo que se reinvente de acordo com a lógica de produção capitalista e evitando o fim do seu fascínio" (texto do autor do livro).
A obra, que resulta da investigação para a dissertação de mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa do autor, é o primeiro estudo académico em Portugal inserido nos chamados Madonna Studies, área específica dos Cultural Studies que se desenvolveu em diversos países a partir da década de 1990, devido ao enorme alcance mediático de Madonna.
Sem comentários:
Enviar um comentário