15.12.10

RELATÓRIO DA ERC (2)

Relatório da ERC, Estudo das receitas dos media em Portugal, feito pela Deloitte (disponível aqui):

"Os negócios tradicionais dos media estão a enfrentar uma variedade de desafios originados principalmente pela migração para o digital e amplificados pela recente crise económica. Como consequência, o contexto competitivo do sector está a alterar-se, com profundos impactos no modelo de negócio e na receita das empresas de media. [...] Para a realização deste estudo, foram contactados onze grupos de media portugueses, referidos na nota metodológica, cujas receitas agregadas foram estimadas em, aproximadamente, mil milhões de euros nos anos de 2008 e 2009. [...] A informação de base foi recolhida através de inquéritos, da análise de dados disponíveis no sector e da realização de entrevistas a alguns dos principais players nacionais. [...] No âmbito deste estudo foram contactadas as seguintes empresas do sector de media em Portugal: Cabovisão, Impala, RTP, Cofina, Impresa, Sonae.com, Controlinveste, Media Capital, ZON, Google, PT. [...] De um modo genérico pode-se considerar que o sector dos media tem duas grandes fontes de receita (venda de conteúdos e publicidade) integradas na sua cadeia de valor. Estas fontes de receita estão a ser impactadas pela actual migração digital e pela crise económica. [...] As receitas de media caíram em 2009 cerca de 7%; A publicidade foi a fonte de receita que mais sofreu (com uma descida de 4 pontos percentuais no peso da receita); A televisão e a imprensa foram os meios mais afectados com os novos desafios do sector; A internet e a televisão paga conseguiram resistir à crise e crescer em 2009; Os novos media têm vindo a ganhar importância no sector, embora os meios tradicionais ainda mantenham um peso muito superior. Há uma série de aspectos e tendências que começam a fazer-se notar na resposta às novas condições do mercado: A recuperação não deverá ser uniforme em todo o sector; Os consumidores têm ganho poder no mercado; Há uma tendência para a integração e interdependência das cadeias de valor dos media e de telecomunicações; Marcas dos media começam a deixar de estar associadas ao meio/suporte para passar a estar associadas ao conteúdo; Há uma maior preocupação com a exploração dos conteúdos; Há diferentes modelos de negócio a emergir no mercado; A monetização dos conteúdos é um factor crítico para o futuro do sector; O governo e a regulação podem contribuir para o desenvolvimento do sector".

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