Interrupção

O blogue tem sido muito pouco atualizado. O trabalho de investigação e outros motivos obrigam a uma concentração de esforços num só sentido. Obrigado pela preferência manifestada desde 2003.

19.3.11

POESIA (시)

Jeong-hee Yoon (em hangul, 윤정희, nascida em 1944 na Coreia do Sul) é uma actriz que começou a trabalhar em 1967. Vivendo actualmente em Paris - casada com o pianist Kun-Woo Paik, de quem tem uma filha, violinista -, estava retirada do cinema desde meados da década de 1990 até ser desafiada a desempenhar o papel de Mija em Poesia (시). Ver mais informações da actriz na wikipedia.

Premiada ao longo da sua vasta carreira, Jeong-hee Yoon representa neste filme o papel de uma avó que vive com o seu neto numa pequena cidade das encostas do rio Han. A história desenrola-se em três sentidos: 1) ela entra numa aula de poesia, curso a decorrer no centro cultural da cidade, e procura escrever um poema, 2) o neto é acusado de, com outros colegas, violar uma rapariga que acaba por se suicidar, 3) Mija vive de uma pensão estatal mas trabalha regularmente ajudando um homem velho que tivera um AVC; a ela própria fora diagnosticada a doença de Alzheimer, em que a memória começa a perder-se. Chang-dong Lee é o realizador do filme, escritor e cineasta prestigiado e com passagem política como ministro da Cultura do seu país. O filme foi premiado com o melhor argumento no festival de Cannes em 2010.

Sem comentários: