OBJECTIVOS DO BLOGUE

Reflexões sobre indústrias culturais (imprensa, rádio, televisão, internet, cinema, videojogos, música, livros, centros comerciais) e criativas (museus, exposições, teatro, espectáculos). Blogueiro desde 26 de Dezembro de 2002. Endereço electrónico: Rogério Santos.
MUDE DE BLOGUE

Ainda lê este blogue? Já viu como baixaram as audiências (visitantes únicos) do blogue? Que maçada. Não tem nada de interessante. Não fala de política nem de futebol e até as (bonitas) estrelas de cinema desapareceram. Nem sequer fala de videojogos, como promete aqui em cima. Organiza umas ligações, tipo leia aqui, leia acolá. É uma pura perda de tempo. Deve procurar outro blogue, e seguir os passos da vida de uma estagiária de televisão, aqui.

4.1.12

O poder da voz na comunicação para Maria Helena Falé

O poder da voz na comunicação: deliberações do provedor do ouvinte foi a dissertação apresentada por Maria Helena Falé na Escola Superior de Comunicação Social (Lisboa), hoje ao fim da manhã. Antiga locutora, jornalista, realizadora, apresentadora e coordenadora de noticiários, programas radiofónicos como Quando o Telefone Toca e Programa da Manhã e programas televisivos, profissional desde 1966, ela concluiu agora um trabalho que posso dizer que estava na sua mente há muitos anos. Do resumo da sua dissertação, retiro algumas ideias: "a voz que dá vida à palavra, a voz que está para a rádio como o grafismo está para o jornal, a forma que atrai para o conteúdo" tem na rádio uma maior exigência. Respiração, articulação, entoação, inflexão, projecção, tom, ritmo e pausas são elementos da boa voz na rádio.

Como tema de estudo empírico, Maria Helena Falé analisou os relatórios do provedor do ouvinte da rádio pública para compreender como a voz tem evoluído e alterado na rádio, em especial a partir dos relatórios escritos por Adelino Gomes, provedor que dedicou maior atenção ao domínio da voz radiofónica. A investigadora fez ainda um conjunto apreciável de entrevistas como especialistas e homens e mulheres da rádio que fizeram as suas observações práticas sobre a voz e o seu uso na rádio. Foram seus orientadores Maria Inácia Rezola e Carlos Andrade.

No pequeno vídeo abaixo, a agora mestre recorda os seus primeiros tempos de actividade na rádio.




Ler o texto completo em http://industrias-culturais.hypotheses.org/19412.