sábado, 7 de janeiro de 2012

Um Filme Português

De Levi Martins, Vítor Alves, Miguel Cipriano, Jorge Jácome, Vanessa Sousa Dias e Carlos Pereira, Um Filme Português (104 minutos) vai ser apresentado no próximo dia 30 de Janeiro pelas 21:30 na Cinemateca Portuguesa (sala Dr. Félix Ribeiro).

Trata-se de um "documentário colectivo composto por seis segmentos de 17 minutos que integra entrevistados de várias gerações, de Paulo Rocha a João Salaviza, procurando reflectir sobre um país, e o seu lugar no mundo, através do cinema: quais são, hoje, as principais características do desenvolvimento de projectos para cinema em Portugal? O que pensam os realizadores, produtores, críticos cinematográficos e programadores sobre o cinema Português? Que conclusões tirar das suas opiniões, relatos de experiências e análises da situação contemporânea? Este documentário é um dos conteúdos produzidos no âmbito do projecto de investigação Principais tendências no cinema português contemporâneo (Main Trends in Portuguese Contemporary Cinema), desenvolvido no Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC), sediado na Escola Superior de Teatro e Cinema e na Universidade do Algarve, e apoiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Financiado pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual (via concurso ICA - Ensino Superior) e produzido em 2011" (informação prestada pelos responsáveis do documentário, que estreou a 28 de Outubro de 2011, no IX Festival Internacional de Cinema - doclisboa 2011).

Durante cerca de dois anos e meio de trabalho, a equipa de investigadores permanentes e convidados entrevistaram realizadores e produtores, portugueses ou trabalhando em Portugal, e representantes de exibidoras e de distribuidoras com o objectivo de identificar padrões comuns no desenvolvimento de projectos cinematográficos. Daí, nasceu o dossiê Novas & Velhas Tendências no Cinema Português Contemporâneo, com textos introdutórios, ensaios monográficos e conclusões relativas ao tema principal, disponível online (www.ciac.pt, http://biblio.estc.ipl.pt/ e http://www.rcaap.pt/) e com edição em papel prevista para 2012 (editora Gradiva). Ver mais aqui.