Interrupção

O blogue tem sido muito pouco atualizado. O trabalho de investigação e outros motivos obrigam a uma concentração de esforços num só sentido. Obrigado pela preferência manifestada desde 2003.

4.4.12

Museu da Chapelaria

O Museu da Chapelaria (rua Oliveira Júnior, São João da Madeira) foi inaugurado a 22 de junho de 2005. Está no edifício da Empresa Industrial de Chapelaria, fundada por António José de Oliveira Júnior em 1914, então a maior fábrica da indústria do chapéu em Portugal. O edifício da fábrica de chapéus, agora museu, fica ao lado da fábrica Oliva, já desativada. O conjunto fabril tornava aquele percurso um dos mais industriais da região.

A exposição permanente inclui diferentes máquinas industriais usadas na produção de chapéus, coleções de chapéus e testemunhos de operários de chapelaria. A matéria prima dos chapéus provinha da lã, da pele de coelho e de castor (este oriundo do Canadá).

A segunda imagem contém a fachada interna do Museu da Chapelaria e o monumento Unhas Negras, designação que se dava aos chapeleiros devido ao seu trabalho e que João da Silva Correia (1886-1973) celebrizou num romance seu exatamente com o título Unhas Negras.

Sem comentários: