domingo, 22 de junho de 2014

Miguel Gaspar

Miguel Gaspar, jornalista no Público desde 2007 e actualmente um dos seus directores adjuntos, morreu aos 54 anos de cancro no pâncreas.

Eu gostava muito de ler os seus textos. Chegou a falar nas minhas aulas de mestrado com um grande brilhantismo. Em baixo, uma imagem de participação sua num colóquio sobre blogues, o quarto e último da série Debates DN, uma realização dos 140 anos do Diário de Notícias. Além de Miguel Gaspar como moderador, os oradores foram José Pacheco Pereira e Daniel Oliveira (ler o meu texto aqui. As imagens que publiquei então, colocadas no Flickr, desapareceram].

Sobre o que escrevi aqui acerca dele, recordo o seguinte: "Miguel Gaspar será o novo editor da secção dos media no Diário de Notícias, num movimento mais amplo de alteração de editores. Trata-se de um regresso ao jornal do coração de Gaspar, ele que foi um dos jovens editores na transição do jornal estatizado para a nova fase de jornal privado, em 1992. Desejo os maiores sucessos ao Miguel Gaspar, mas espero que o cargo o não iniba de concluir a tese de mestrado na Universidade Nova de Lisboa" (ler aqui), 7 de Abril de 2004). Já não me recordo do tema exacto do seu trabalho, que não concluiu, mas julgo ser sobre televisão. Foi na qualidade de editor dos media que eu falei com ele diversas vezes. Ele seria depois director adjunto do Diário de Notícias e jornalista do Público. Passou ainda pelo Correio da Manhã.


Sem comentários: