Interrupção

O blogue tem sido muito pouco atualizado. O trabalho de investigação e outros motivos obrigam a uma concentração de esforços num só sentido. Obrigado pela preferência manifestada desde 2003.

30.8.14

Fuso

Em entrevista hoje publicada na "Atual" (Expresso), Jean-François Chougnet, antigo director do Museu Berardo e actual director do MuCEM - Musée des Civilisations de l'Europe et de la Mediterranée, falou sobre o financiamento da cultura na Europa. Já fora de Portugal há três anos, sobre o tema do financiamento, concluiu que os jovens "começam a reinventar projectos que não são menores", mesmo sem o apoio do Estado como outrora. No festival FUSO, ele ficou admirado com a vitalidade dos projectos, com mais de 120 candidaturas.

Dos vídeos que eu vi, ao ar livre no Museu da Electricidade, constatei isso mesmo. Gostei de alguns projectos, tendo-me ficado na memória o vídeo de Tiago Afonso, Ruído ou As Troianas (2014, 5:40). Uma torre do bairro do Aleixo (Porto) foi destruída por implosão. A zona, muito perto do rio Douro, é vista como um dos locais de tráfico de drogas. O vídeo mostra durante algum tempo as diversas torres até à queda de uma. Em voz off, ouvem-se gritos, nomeadamente de mulheres, entre os quais as palavras assassino e filho da puta. Depois, já sem esse som off, vêem-se as mulheres (e alguns homens) gesticulando e chorando, movimentando-se num círculo pequeno, indo até à barreira onde estava a polícia. Na parte final do vídeo, Tiago Afonso chama-as de mulheres derrotadas (abaixo: imagem do filme).



Sem comentários: