Interrupção

O blogue tem sido muito pouco atualizado. O trabalho de investigação e outros motivos obrigam a uma concentração de esforços num só sentido. Obrigado pela preferência manifestada desde 2003.

18.6.15

Alice Vieira crítica de televisão

Não conhecia Alice Vieira como crítica de televisão. Ela escreveu no Diário Popular, de onde retirei uma das suas análises Ontem Vimos, de 25 de outubro de 1969. Alice Vieira comentou um episódio da série Casei com uma Feiticeira, uma dona de casa que fazia magia sempre que torcia o nariz. Lembro-me da série, onde a personagem marido era inculta, nem sempre sensível por não compreender o que se estava a passar. Além das gargalhadas que irrompiam nos episódios como se fosse uma representação ao vivo em sala de teatro.

 
Alice Vieira escreveu sobre o que aprendeu em termos culturais, a começar pela palavra gloxímia. O episódio de 24 de outubro de 1969 meteu imagens de Londres, Paris e um campo de golfe na Escócia e desportos como corridas de automóveis, roleta (desporto?) e saltos de paraquedas. A escritora e crítica de televisão concluía pelo grande poder de atração da imagem. Lembro que a televisão então era a preto e branco.

Sem comentários: