Interrupção

O blogue tem sido muito pouco atualizado. O trabalho de investigação e outros motivos obrigam a uma concentração de esforços num só sentido. Obrigado pela preferência manifestada desde 2003.

21.1.16

Renascido

O Renascido. filme de Alejandro González Iñárritu (2015), interpretado por Leonardo DiCaprio, Tom Hardy, Domhnall Gleeson, Will Poulter, conta a história de um explorador, Hugh Glass, nascido em 1780 na Pensilvânia e com uma carreira militar, de trato social difícil, atacado brutalmente por um urso e abandonado pelos seus colegas caçadores de peles e cuja recuperação física no inverno rigoroso no estado americano de Montana o leva à vingança sobre John Fitzgerald, que teria assassinado o filho de Glass, sempre a enfrentar novos e difíceis desafios.

Na história verídica de Glass, não há qualquer documento que indique que ele teve um filho e se casou sequer com uma mulher nativa, depois de capturado por índios americanos. Mas o filme ganha densidade dramática com as imagens de um passado feliz de Glass. E permite reconstituir a vida naquela época em que franceses e ingleses disputavam territórios aos nativos e onde os perigos vinham de muitos sítios. Nem a natureza nem os homens eram confiáveis.

Destaco ainda a fotografia de Emmanuel Lubezki e a música de Ryuichi Sakamoto, Carsten Nicolai e Bryce Dessner.

Sem comentários: