Interrupção

O blogue tem sido muito pouco atualizado. O trabalho de investigação e outros motivos obrigam a uma concentração de esforços num só sentido. Obrigado pela preferência manifestada desde 2003.

4.1.17

Eduardo Calvet Magalhães

Eduardo Calvet Magalhães, 96 anos, faleceu hoje em Viana do Castelo.

Calvet Magalhães foi um animador cultural de primeira água. Quando em 1963, no café Majestic, intelectuais e artistas do Porto discutiam o movimento cultural da cidade, nasceu a Árvore – cooperativa de Atividades Artísticas.

Em 1976, abria-se um novo rumo na Árvore, com o impulso de Eduardo Calvet de Magalhães, Rolando Sá Nogueira, Arnaldo Araújo e José Rodrigues. Em 1982, a componente letiva conhecia um grande desenvolvimento, com a criação da cooperativa de ensino polivalente e artístico Árvore. Como jovem docente, eu participei nessa aventura, onde ensinei nomeadamente Estética e Teoria da Comunicação.

O corpo de Calvet Magalhães estará no Tanatório de Matosinhos na sexta-feira, com homenagem às 15:30.

Atualização a 8 de janeiro de 2017: na homenagem a Calvet de Magalhães, disse-se que ele não fora um homem de sucesso mas promoveu o sucesso em algumas pessoas e criou sucesso a vários objetos em que se envolveu. Uma forma calorosa de recordar uma vida dedicada à arte e à cultura, com muitos amigos e discípulos naquela hora de despedida.

Sem comentários: