terça-feira, 1 de maio de 2018

Campanha eleitoral de Humberto Delgado de 1958 em tese de doutoramento

Foi ontem que a jornalista da TVI Joana Reis defendeu tese de doutoramento com o título O Modelo de Comunicação Política da Campanha Eleitoral de Humberto Delgado em 1958: uma Campanha Americanizada. Local: Universidade Católica Portuguesa.

Para a agora doutora em Ciências da Comunicação, Humberto Delgado inauguraria em Portugal um novo estilo de aproximação à população, revelado pela forte adesão popular (Viseu, Porto, reunião no café Chave d'Ouro em Lisboa). Ele, que permaneceu alguns anos nos Estados Unidos em cargo diplomático-militar, seguiu de perto as campanhas de comunicação eleitorais de Eisenhower e aplicou-as quando decidiu concorrer à vagatura de presidente da República, após Francisco Craveiro Lopes.

A investigadora e jornalista utilizou documentação inédita, resultante nomeadamente de um fundo pertencente a Álvaro Monteiro, advogado e republicano que já apoiara a campanha de Norton de Matos e que foi doado à Torre do Tombo, levando a investigadora a analisar esses papéis e descobrir o funcionamento da organização da campanha.

Num primeiro momento, a pesquisa envolveu a reconstituição da campanha, após o que procedeu à identificação e análise dos elementos constituintes, para, em terceiro lugar, olhar a campanha dentro de um modelo de comunicação política (da investigadora Pippa Norris). Antes da análise da campanha eleitoral de Delgado, foi feito o levantamento de outras candidaturas de oposição: Norton de Matos (1949) e Quintão Meireles (1952). Houve ainda espaço para interpretar a razão do afastamento de Craveiro Lopes, que não concorreu a um segundo mandato, a escolha de Delgado, após consulta a outro possível candidato, a união da oposição, com desistência do candidato comunista, e a agitação criada pela campanha da oposição. Um dos capítulos da tese debruçou-se sobre a organização e atividades da campanha, a coordenação da campanha (centralizada e descentralizada, com destaque para as comissões locais de Viseu e Porto), voluntariado na campanha, custos e financiamento, material de propaganda, palavras de ordem da campanha e relação com os media. Neste último caso, Joana Reis defendeu que a campanha de Delgado foi bastante influenciada pelo modelo americano, pese embora a não existência de cobertura da televisão (ainda incipiente) e a fugaz aparição em programas radiofónicos, proibidos logo depois.

No último capítulo, a nova doutora refletiu sobre os principais elementos da campanha: o herói da guerra, as palavras de ordem, a mensagem do candidato (em especial a expressão "obviamente demito-o", referindo-se a Salazar), os materiais de campanha, a atenção a públicos específicos, a difusão da mensagem e as dificuldades com a censura, o perfil do apoiante e os elementos de profissionalização na campanha.

Joana Reis é autora de A Transição Impossível: a Rutura de Francisco Sá Carneiro com Marcelo Caetano (2010, Casa das Letras) e Melo e Castro: o Provedor que Dizia Sim à Democracia (2013, Casa das Letras).


[imagem: da esquerda para a direita: Rogério Santos, Paula Espírito Santo, Rita Figueiras, orientadora, Joana Reis, Nelson Ribeiro, presidente do júri e diretor da Faculdade de Ciências Humanas, Isabel Férin da Cunha e Estrela Serrano]

A minha intervenção seria de prolongamento de análise a partir do uso da rádio na campanha e alguma contextualização de vários agentes políticos na época. Na campanha eleitoral à presidência da República em 1958, com três candidatos (Américo Tomás, Humberto Delgado e Arlindo Vicente), Rádio Clube Português abriu espaços de propaganda política. A 15 de maio, na emissão da campanha de Delgado ouviu-se: "os sofrimentos do povo têm o direito de gritar bem alto o seu desespero, mesmo que isso incomode os tímpanos melindrosos da União Nacional ou do próprio Sr. dr. Oliveira Salazar. [...] haveremos de inculpar esses sofrimentos aqueles que deles têm a responsabilidade, enquanto a censura não calar a nossa boca - porta-voz do povo". Alguns dias depois, a direção da estação de rádio publicava um comunicado, a criticar a censura oficial por ter aprovado o texto transmitido. Acabavam aí as emissões da candidatura de Delgado (e também de Arlindo Vicente).

Humberto Delgado fora a escolha da oposição não comunista como candidato à eleição, depois da recusa de Francisco Cunha Leal, que alegou razões de saúde. O engenheiro e militar Cunha Leal fora diretor de O Século, reitor da Universidade de Coimbra, deputado, antigo ministro das Finanças e primeiro-ministro da Primeira República e preso político diversas vezes. Apesar de não ser candidato em 1958, ele escreveu diversos textos, quase manifestos, contra o regime, provocando a polémica, com réplicas e tréplicas com os ministérios do Interior e das Finanças. Cunha Leal apoiara antes as candidaturas de Norton de Matos (1949) e de Quintão Meireles (1952). Ainda em 1968, enviaria uma mensagem de apoio ao congresso republicano em Aveiro. Faleceu em 1970, com 81 anos.

Salazar, habitualmente parco em termos de uso da comunicação social, fez três discursos pela rádio e publicados na imprensa na campanha de 1958: no começo, no final e após as eleições. Na última, contundente, disse que a oposição fizera uma campanha subversiva, pelo que as eleições presidenciais seguintes seriam disputadas com modelo distinto: colégio dentro da Assembleia Nacional. Desse discurso, ficaram frases como "eu compreendo que a censura moleste um pouco os jornais", "de todos os agrupados para o assalto [ao poder], só uns, embora pouco numerosos, têm uma doutrina, uma fé, métodos próprios de ação: são os comunistas" e "sou um homem que está sempre preparado a partir". Isso aconteceu apenas em 1968, quando de doença irreversível.

Após as eleições, Delgado foi exonerado do cargo na Aeronáutica Civil – que o próprio não acreditava acontecer – e Craveiro Lopes elevado a marechal. Jorge Botelho Moniz, o patrão de Rádio Clube Português, ficou doente entre 22 de maio e 12 de junho (problemas cardíacos), com alta após as eleições. Berta Craveiro Lopes, a mulher do presidente da República substituído, falecera depois das eleições, após um derrame cerebral, a ilustrar certamente o ambiente de consternação no lar dos Craveiro Lopes. Depois da tomada de posse de Tomás, Salazar pediu exoneração do cargo, atitude protocolar mas hipócrita, porque era ele que controlava o aparelho de Estado.

O novo presidente convidou-o a formar e renovar o ministério. Dentro de profunda remodelação, Marcelo Caetano, o ministro da Presidência, foi afastado e substituído por Pedro Teotónio Pereira. Para a pasta da Defesa, entrou Júlio Botelho Moniz, o irmão do patrão de Rádio Clube Português. Em 1961, ano horrível para Salazar, Júlio Botelho Moniz encabeçaria uma revolta perdida contra o ditador.

Já nas eleições de 1954, a oposição obtivera espaço radiofónico em Rádio Clube Português. Mas, logo após o primeiro registo, a estação proibiria novas alocuções. E Cunha Leal proferira em Rádio Clube Português uma palestra política em 1952, em apoio da candidatura de Quintão Meireles.

Em 1959, Humberto Delgado refugiou-se na embaixada do Brasil e Henrique Galvão refugiou-se na embaixada da Argentina. Galvão seria o mentor de Delgado. O resto da história é mais conhecido: o assalto ao paquete Santa Maria, chefiado por Henrique Galvão, e o assassinato de Humberto Delgado pela PIDE.

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