terça-feira, 8 de maio de 2018

Relatos de futebol, técnicos e telefones

Num tempo em que se fala muito de futebol, deixo aqui algumas notas sobre o desporto e o modo como se faziam as ligações para os relatos nos estádios, incluindo técnicos da rádio e dos telefones.


De Alfredo Quádrio Raposo, o primeiro relator (ou relatador) desportivo profissional ao serviço da Emissora Nacional, reproduzo duas imagens (Rádio Nacional, 10 de julho de 1948, data não identificada). Um seu sucessor foi Artur Agostinho, de igual sucesso nas transmissões desportivas (imagem abaixo de abril de 1947, Gabinete Museológico e Documental da RTP). Não me lembro de ter escutado o primeiro mas retive no ouvido o tom de voz do segundo. De qualidade diferente, as imagens permitem-nos interpretar os ambientes em idêntico período. Elementos comuns em duas imagens são o microfone de peito e a boina, Quádrio Raposo a relatar no verão e Artur Agostinho no campo de futebol na primavera. Existe um terceiro elemento comum em todas as imagens: os relatos faziam-se à face do campo de jogos, com a assistência mesmo atrás, o que podia trazer problemas, caso os adeptos não gostassem dos comentários do relatador. Quádrio Raposo, nas duas imagens, tinha um bloco de apontamentos junto a si, ao passo que Artur Agostinho delega isso no seu assistente. Artur Agostinho usa auscultadores, o que permite ouvir o sinal de retorno e eventuais perguntas ou sugestões do estúdio, mas isso não acontece com Quádrio Raposo.

A segunda imagem de Quádrio Raposo, como aquela em que se vê Artur Agostinho, revela mais pormenores, como o assistente técnico, ao lado, junto a uma mesa técnica e com cabos (microfone e telefone). O assistente técnico intervinha quando houvesse alguma questão operacional de controlo de som. Os profissionais da Emissora Nacional (e a assistência) estão vestidos com gabardinas, a denunciar tempo chuvoso. À esquerda de Artur Agostinho, o assistente Helder Soares. Havia outro técnico na estação chamado Helder Sobral, "verdadeiros braços direitos e esquerdos do locutor", segundo informação oportuna de Orlando Dias Agudo, a quem agradeço. Outro dos assistentes técnicos da Emissora Nacional foi Álvaro Fonseca: ele levava o material, o OB e os microfones. Ele tinha um trabalho delicado, que a sua anterior prática de eletricista resolvia. No estádio do Lima (Porto), durante algum tempo campo onde jogou o FC Porto, a corrente elétrica para ligar o OB era de 110 volts. O técnico aventurava-se porque sabia o que fazia, embora pudesse apanhar, durante a montagem, um choque no microfone.


Nos bastidores dos relatos desportivos, havia outros profissionais, como o empregado dos telefones que ligava as linhas de comunicação. José de Almeida e Sousa era conhecido como o Almeida dos "campos de futebol" por fazer esse trabalho, homenageado por altura da sua reforma (Jornal de Notícias, 19 de outubro de 1969).





1 comentário:

Jorge Guimarães Silva disse...

Por curiosidade, "OB" é o termo utilizado pelos técnicos para designar o misturador áudio de exteriores, cujo nome completo é Outside Broadcast Mixer.