quarta-feira, 18 de julho de 2018

Serviço Público de Media em Portugal em tese de doutoramento

Foi hoje de manhã que Nuno Conde defendeu a sua tese de doutoramento em Ciências da Comunicação na Universidade Católica Portuguesa, sob o título Legitimidade do Serviço Público de Media e Relações de Poder: o Caso Português (2002-2014). A prova foi classificada com Excelente, 19 valores.

Do resumo da tese, retiro o seguinte: "A presente investigação incide sobre a problemática da legitimidade do serviço público de media em Portugal. A pesquisa empírica desenvolvida (análise documental e entrevistas a protagonistas dos campos político, regulatório, dos media e da sociedade civil) centra-se na RTP, ao longo de três ciclos políticos, entre 2002 e 2014. Assim, analisamos as opções políticas sobre os modelos de financiamento e governação do operador de serviço público, devidamente contextualizadas nos planos económico e regulatório. A investigação permite-nos concluir que o serviço público é perspetivado pelo poder político como um agente regulador do mercado, quer no plano económico, por via da imposição de restrições à publicidade comercial na RTP, quer na dimensão mais abstrata e subjetiva de agente indutor da qualidade na programação e de uma ética de antena no espaço comunicacional. Constatamos que a comunicação política em torno da ideia da privatização da RTP é utilizada como estratégia de afirmação política, mobilizadora de outros significados, designadamente de opções ideológicas sobre o papel do Estado na sociedade e na economia".

Aqui, manifesto a minha grande alegria e orgulho pelo trabalho apresentado e aprovado. Como orientador (e amigo) de Nuno Conde no mestrado e agora no doutoramento, reconheço a enorme valia da sua investigação. Profissional que trabalhou (ou trabalha) como consultor de entidades do Estado e gestor em várias empresas de media (e televisão), o seu conhecimento do serviço público de media é um dos mais estruturados que existem no país. Espero sinceramente que publique a sua tese, alargamento fundamental para se compreenderem os media, e a televisão em especial, no primeiro quartel deste século em Portugal.

Com a realização desta prova pública, fecho o meu ciclo de docência e orientações. Foi um período riquíssimo e agradeço à Universidade Católica todas as oportunidades que tive. Mas, acabado este ciclo, começa um novo. Um projeto financiado pela FCT, Broadcasting in the Portuguese Empire (acrónimo: BiPE), sob a liderança de Nelson Ribeiro, diretor da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica, mais três elementos, entre os quais eu me encontro, já está em curso. A vida da universidade é assim: colorida e cheia de desafios.

Abaixo a fotografia do júri com o novo doutor e um vídeo, feito após a prova, onde Nuno Conde apresenta as principais linhas do seu estudo.


Da esquerda para a direita: Manuel Pinto (Universidade do Minho), Sílvio Santos (Universidade de Coimbra), Rogério Santos, Nelson Ribeiro (Universidade Católica Portuguesa), Nuno Conde, Rita Figueiras (Universidade Católica Portuguesa) e Francisco Rui Cádima (Universidade Nova de Lisboa). Fotografia: Cristina Morgado

 

Sem comentários: