domingo, 12 de setembro de 2004

LEITURAS DE JORNAIS E REVISTAS

1) Expresso, de ontem. Luís Delgado nomeado para a presidência da Lusomundo Media, que agrupa os jornais Diário de Notícias e Jornal de Notícias e a rádio TSF, grupo que conhece bem profissionalmente. Até agora, Luís Delgado tem sido administrador delegado da agência de notícias Lusa. Anteriormente, foi director-adjunto do Diário de Notícias, fundador do primeiro e mais prestigiado jornal electrónico, o Diário Digital, e conhecido pela sua polémica coluna no Diário de Notícias, "Às direitas".

2) El Pais, de hoje. A Telefonica (equivalente espanhola da Portugal Telecom) lança uma ofensiva em banda larga em ADSL, para ganhar um mercado de quatro milhões de clientes até 2006. Em vez da tarifa plana (€39,07 mensais), lançou uma tarifa ondulada de €9,9 mensais por 11 horas de navegação, podendo ainda somar módulos de tempo (€0,024 por minuto). Além disso, a Telefonica financiará a aquisição de computadores, convertendo-se em fornecedor das tecnologias de informação para 94% de lares espanhóis ainda sem acesso à banda larga. Entretanto, a concorrência prepara-se para lançar a estrela da estação: a comunicação telefónica através da internet. E Portugal e a Portugal Telecom que boas surpresas nos preparam para este regresso de férias?

3) The Sunday Telegraph, de hoje. Richard Desmond, proprietário do jornal Daily Express e da revista OK, prepara-se para lançar uma revista de moda concorrente da Elle e da Vogue. O título da nova publicação será Be Happy, e sairá na Primavera de 2005. Desmond irá gastar entre dois e cinco milhões de libras em publicidade, incluindo a televisão. A Be Happy assemelhar-se-á à Lucky, uma revista pertencente a Condé Nast (editor da Vogue), e que combina moda e compras. Desmond acredita que a perda de influência da Elle no mercado inglês (cerca de 154 mil exemplares mensais) dá espaço à nova publicação.

ma.JPG4) Magazine Artes, de Setembro. Apoiada pelo IPLB, do Ministério da Cultura, e cerca de 13 anúncios em 100 páginas, a revista insere-se na área que considero de indústrias culturais. Traz entrevistas, reportagens e muita informação sobre espectáculos (filmes, teatro, bailado), livros, escritos de modo simples. Destaco a reportagem Televisões: a cultura no feminino. Escrita por Ana Leonor Martins, o texto fala-nos dos rostos femininos que apresentam programas de cultura na televisão. A pergunta de partida é: "Porque será que a maioria dos programas culturais televisivos em Portugal são apresentados por mulheres?". Este é o número 21 da publicação e custa €3,5.

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