domingo, 12 de setembro de 2004

TEATRO E MÚSICA DO BRASIL EM PORTUGAL

fernanda.JPGEnquanto a praça de touros do Campo Pequeno, aqui ao pé de minha casa, não fica pronta, os taipais que cobrem a área enchem-se de informação de espectáculos de teatro e música. Curiosamente, há uma série de peças de teatro brasileiro que estão a decorrer ou se anunciam para breve.

claudia.JPGAssim, Thiago Lacerda e Maria Fernanda Cândido actuam no polémico Evangelho segundo Jesus Cristo, de José Saramago, no teatro S. Luiz, entre 14 de Setembro e 10 de Outubro, Cláudia Raia e Miguel Falabella em Batalha de arroz, no Tivoli, de 8 de Setembro a 2 de Outubro, e Regina Duarte em Coração de bazar, no Tivoli, de 13 a 24 de Outubro.
regina.JPG
Actrizes e actores são bem conhecidos do público lisboeta através das telenovelas vindas do outro lado do Atlântico.

Também os músicos que tocam em Lisboa (e também no Porto) têm um longo contacto com o público português, pelo que é natural a sua presença no nosso país.

ney.JPG

egberto.JPGEm Lisboa, Ney Matogrosso actuará a 25 de Setembro no Coliseu e Egberto Gismonti e Olívia Byinton tocarão na Aula Magna a 28 de Setembro. Enquanto o Coliseu é uma sala grande, a Aula Magna (Reitoria da Universidade Clássica) é um espaço mais íntimo e acolhedor.

Não sei aquilatar da qualidade dos espectáculos (nem sou crítico de teatro ou música), apenas posso constatar a quantidade. Por um lado, há um fluxo interessante daquele país do Atlântico ocidental para este cantinho da Europa. Por outro lado - e isto tem a ver com a ecologia dos sinais (designação inventada agora por mim, aparentada à semiótica) -, sinto que o espaço público é bombardeado por imensa informação rapidamente perecível, como são os outodoors e os mupies. Nós não temos capacidade de absorver a oferta que nos é dada em toda essa comunicação. Em terceiro lugar, é curioso constatar que alguns dos cartazes estão colocados em espaços pagos de publicidade, como os outdoors, de que é exemplo a peça em que entram Cláudia Raia e Miguel Falabella - para além de aparecerem em jornais e revistas -, mas outros estão situados em espaços ilegais de publicidade, caso desses taipais aqui perto de minha casa.

Noutra altura, inundavam a praça informações sobre touradas, com cavaleiros, forcados e touros da ganadaria de A ou de B... O mês de Setembro era um período de fortes emoções nesse sentido.

Sem comentários: