sábado, 30 de outubro de 2004

CINEMA: DAS SALAS ÀS AUDIÊNCIAS

Ontem, no seu magnífico blogue colectivo Janela Indiscreta, Cristina M. Fernandes regozijava-se com a reabertura do cinema Passos Manuel e com a programação do cine-estúdio do Teatro do Campo Alegre, ambos no Porto. A um período de decadência, sucedem-se duas salas onde se podem ver muitas fitas não disponíveis nos multiplex de cinema espalhados nos centros comerciais. Curiosamente, o jornal Expresso de hoje dá bastante relevo à novidade. No seu texto, Valdemar Cruz salienta mais a qualidade de oferta que a quantidade. E ouve vários dos agentes culturais da cidade.

Mas há também memórias vivas que se mantêm fechadas: o cinema Batalha, por exemplo (primeira imagem). Na segunda metade da década de 1970, eu consumia um mínimo de três sessões naquele espaço: o filme do Cineclube do Porto, ao domingo de manhã, mais dois filmes na sala estúdio Bebé. Nunca mais atingi tal quantidade de fitas em média por fim-de-semana, para meu pesar.

Batalha.JPG
Mundial.JPG


Mas não foi só o desaparecimento do cinema Batalha marca a minha memória. É também, aqui em Lisboa, o encerramento do cinema Mundial (segunda imagem), embora a minha relação de afecto esteja longe da que estabeleci com os cinemas Trindade e Batalha, no Porto, ou da que tenho com as salas do King, aqui ao pé de minha casa. Em 22 de Abril último, escrevia neste blogue: "Há umas semanas fui ver Goodbye Lenin, no Mundial, onde [...] estavam quatro espectadores". O desaparecimento do cinema da Lusomundo dar-se-ia por essa altura.

Na sua newsletter de 8 de Outubro último, o Obercom trazia uma notícia intitulada "Lotação de salas decresce em 2003", em que referia duas situações: 1) o número total de ecrãs de cinema no mundo diminuiu, 2) o número médio de lugares por sala decaiu nos últimos três anos. Porém, a estatística aplicada a Portugal dava conta de 224 lugares em média por sala em 2001, número que subia para 228 em 2002 e regressava a 224 em 2003. Agora o ICAM, segundo notícia do Expresso, destaca a perda de espectadores nas salas de cinema durante este ano. Uma das razões apontadas na peça assinada por César Avó é a do Euro 2004. Eu acrescentaria a expansão do cinema em casa, como tive oportunidade de referir recentemente, fazendo ecos de uma distribuidora de vídeo em colóquio recente realizado no Jardim de Inverno do Teatro S. Luiz.

Sem comentários: