sexta-feira, 22 de outubro de 2004

EL PAIS

Como anunciei neste espaço, não recebi na totalidade o jornal El Pais de segunda-feira passada. Era o dia da 10.000 edição e o jornal editou um suplemento especial sobre esse marco. Fiz uma reclamação no próprio dia, e a resposta chegou ontem. Diz ela:

"Lamentamos informarle que la distribución del ejemplar que Vd. reclama estaba prevista solamente en territorio español, de acuerdo con la decisión de nuestra Dirección. Referente al CD gratuito, que también alude, sentimos comunicarle que por razones de derechos de autor tenemos prohibido su reparto fuera de España".

Eu paguei €1,30 pelo jornal - por todo o jornal. A decisão do jornal, ditada certamente por boas razões comerciais, esqueceu-se que existem leitores fora de Espanha, que acompanham o que se passa no país e que lêem o jornal atentamente. Sei, por experiência própria, que os consumidores perdem as batalhas com as empresas, apesar destas nos tratarem por clientes e dizerem que nós somos os mais importantes para as empresas. Esta batalha por um suplemento será difícil de vencer; contudo, enviarei cartas para o director do jornal e para o provedor do leitor - em papel. Sinto-me indignado, não por ser estrangeiro de um país ao pé de outro de maior dimensão, mas pela desconsideração ao cliente.

Curiosa também a resposta do responsável de distribuição do jornal. Na reclamação que eu fiz, aludi a uma linha de produtos que acompanham o jornal, uma edição de CDs de música clássica, por acaso uma boa escolha editorial. O primeiro CD era distribuido gratuitamente com o jornal. Claro que não chegou a Lisboa. A razão percebi-a agora. Não será possível colocar na edição, ao lado do custo do jornal em Portugal, escrever que há partes do jornal ou produtos que o acompanham que não chegam a Portugal? Evitavam que eu desconfiasse do meu vendedor de jornais!

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