terça-feira, 7 de dezembro de 2004

MUNDO UNIVERSITÁRIO

Já aqui fiz referência ao jornal Mundo Universitário, jornal gratuito deixado nas Universidades. O mais recente saíu ontem, dia 6. Quinzenal, com 35 mil cópias, dirigido por Gonçalo Sousa Uva, tem um aspecto gráfico agradável.

mundo.JPGRetiro, para análise, o texto Febre de sábado à noite, assinado por Raquel Louçã e Silva, chefe de redacção do jornal (e que já colaborou na revista MediaXXI). Pelo texto, ficam-se a conhecer os festivais em Lisboa e Porto para o próximo dia 11, respectivamente de jazz e música electrónica.

Aqui (no CCB), actuam o sexteto de jazz da ESMAE (Porto) e a dupla Mulgrew Miller e Steve Nelson. No Porto (na Alfândega), Soulwax, Rainer Tuby, Queens of Noise, Nicola Conte, X-Wife e 1-Uik Project [lê-se One week project] são as apostas para o Blue Spot 2004. Pelo que escreve a jornalista, não faltará animação.

O jornal ainda dedica páginas a uma entrevista com Jorge Palma e ao dj Sam the Kid ou Samuel Mira. A este último, os fãs dedicam-lhe um sítio Sam_The_Kid.

Olhemos para a publicidade: Nestlé, Imperial (três páginas com fotografias de festas), Wall Street Institute, L'Oréal de Paris, Tagus. A publicação orienta-se para os jovens universitários consumidores (viagens, festas, perfumes).

As estórias que se escrevem no jornal são leves - compras e divertimentos. O Mundo Universitário não traz informação do mundo académico, como publicitação de cursos e de rankings de cursos, saídas profissionais, entrevistas com responsáveis universitários ou com estudantes, procurando saber o que pensam do ensino - ou tão só da declaração de Bolonha.

1 comentário:

Vendedor Tecnológico disse...

Por tudo isto, um dia nasceu o Jornal Útil.

www.jornalutil.com