segunda-feira, 6 de dezembro de 2004

QUEM FREQUENTA O CINEMA?

Recupero aqui o trabalho editado no jornal Público no passado dia 28 de Novembro sobre a frequência dos cinemas em Portugal.

De acordo com um estudo da Marktest - base da peça do jornal -, há uma média de 1,9 milhões de espectadores que mensalmente vai às salas de cinema no país. O retrato médio desses espectadores é: vive em Lisboa, tem entre 18 e 34 anos, pertence à classe média e média alta e é estudante ou quadro superior. O hábito de ir ao cinema reduz-se com a idade: a partir dos 44 anos, as idas ao cinema baixam.

O multiplex é o tipo favorito de sala: em Lisboa, prefere-se o Colombo; no Porto, o Arrábida Shopping. A maioria dos espectadores vai regularemente ao cinema (86%), normalmente uma vez por mês (39%) ou de 15 em 15 dias (29%). O sábado é o dia preferido, seguindo-se a 6ª feira e a 2ª feira (aqui porque há preços mais baixos). Isto não justifica a alteração, em vigor há um ano, em fazer coincidir as estreias dos filmes com a 5ª feira como modo de aumentar o número de espectadores.

Investigação útil

O estudo da Marktest tem ainda cruzamento dos consumos de cinema com o de outras indústrias culturais como o de DVDs, televisão e rádio. Trata-se, pois, de conhecimento útil que a Marktest produz - aliás em maior quantidade ou, pelo menos, mais publicitada que a elaborada pelo INE.

Contudo, a um trabalho assente numa metodologia quantitativa (4120 entrevistas telefónicas) falta conhecer o comportamento no dia a dia dos espectadores de cinema (po exemplo, porque preferem o Colombo ou as Amoreiras para verem cinema em multiplex; se o fazem é porque se deslocam aos centros comerciais para desenvolverem outras actividades?). Nem o trabalho explica as razões da perda de espectadores de cinema nos últimos anos. Por isso, defendo a necessidade de este tipo de trabalho ser complementado por investigações de índole qualitativa, capazes de traçar uma dimensão mais compreensiva dos consumos de indústrias culturais.

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