sábado, 1 de janeiro de 2005

A PROGRAMAÇÃO DA EMISSORA NACIONAL A 1 DE JANEIRO DE 1935

EN.JPGFaz hoje setenta anos que a programação da Emissora Nacional, no seu primeiro período de emissão, foi a seguinte (segundo o jornal O Século):

Às 12: abertura da estação; discos; às 12 e 25: concerto pelo Septimimo de Flaviano Rodrigues: «Paris-Vienne», marcha, Clerice; «Cleopatra», abertura, Mancinelli; 2º andamento da «Sinfonia Patética» de Tchaikovsky; «Bailado índio», da ópera «Lakmé», Delibes; às 13: noticiário; concerto pelo Septimimo de Flaviano Rodrigues: «Mazurca», Rui Coelho; «André Chenier», selecção da ópera «Giordano»; «Danse Persanne», Guiraud; às 13 e 30: «Crónica automobilística», do livro «Ó Chico não sejas azelhudo», de Sanches de Castro; às 13 e 35: discos; às 14: fecho.

A Emissora Nacional ainda estava no seu período experimental. As emissões oficiais começariam a 1 de Agosto de 1935 (e inauguração a 4). Como se observa, o tipo de programação era essencialmente de música clássica, estrutura que vinha das estações privadas pioneiras e da alta cultura dominante no meio musical.

Outro elemento é a da transmissão em directo por uma pequena orquestra, o Septimimo. Um terceiro elemento a destacar (mas já na emissão da noite) é a da palestra de Fernando Homem Cristo, sobre As cores, a política e a moda, programa de doutrina política do Estado Novo.

Observação: o 1º de Janeiro de 1935 foi uma terça-feira.

Observação 2: este é o ano em que a RDP (anterior Emissora Nacional) comemora setenta anos de existência oficial. Os meus parabéns antecipados à estação pública.

Sem comentários: