No seu texto de hoje, em que faz uma espécie de balanço de actividade de provedor do leitor do Jornal de Notícias (Porto), Manuel Pinto escreve, mesmo a terminar: "Se os leitores parassem um pouco para pensar, descobririam que se se manifestassem e interviessem mais, isso teria consequências. Não há jornal que resista à voz insistente dos seus leitores. E neste jornal queremos ter as portas abertas para essas vozes, particularmente, no caso do provedor, para as questões do foro ético e deontológico e em geral da qualidade do jornalismo".

O reforço da cidadania e a sua articulação com os media tem constituido um dos temas mais frequentes do provedor do leitor do Jornal de Notícias. E Manuel Pinto aponta três pontos na sua conduta semanal: 1) relação com as gerações mais novas, 2) relação do jornal com a escola e os professores, 3) questão da regulação e autoregulação.
Antigo jornalista do diário onde agora exerce o "ofício" de provedor, Manuel Pinto é professor na Universidade do Minho, principal animador do blogue Jornalismo e Comunicação e co-dirige, com Joaquim Fidalgo, a colecção "Comunicação" da Porto Editora. Parabéns, Manuel, pelo aniversário!
Novo provedor do leitor do El Pais [informação acrescentada dia 31, pelas 8:45]
Sebastián Serrano, 51 anos, licenciado em jornalismo, é profissional do El Pais desde 1989. Tem sido professor da Escola de Jornalismo Universidade Autónoma de Madrid/El Pais, desde 2001, e co-director do curso de jornalismo científico da Escola de Verão em 2003 e 2004. Serrano sucede no cargo de provedor a Malén Aznarés, que se manteve no seu posto durante dois anos, e é o nono provedor do jornal, figura que existe desde 1985.
Sem comentários:
Enviar um comentário