segunda-feira, 28 de março de 2005

BLOGUES: A EXPERIÊNCIA PORTUGUESA SEGUNDO HUGO NEVES DA SILVA

Os blogues, que existem há pouco mais de sete anos, passaram de um fenómeno passageiro para objecto de estudo, como constatou Hugo Neves da Silva em trabalho de módulo do mestrado em Ciências da Comunicação (Universidade Católica), e disponível na totalidade no seu blogue lisbonlab.

Investigação empírica

O autor do estudo optou por consultar a página blogómetro do sítio o Weblog.com.pt, que "apresenta a lista dos blogues mais visitada no dia anterior". Ele constituiu como amostra a selecção dos cem blogues mais visitados no dia 19 de Janeiro de 2005, a quem enviou um questionário. Obteve 99 respostas ao questionário (99%).

Das respostas, concluiu que 26,3% dos blogues foram criados em 2004 e 41,4% em 2003. Em termos de classificação, 20,2% dos blogues não são classificados em nenhuma categoria particular, mas 14,1% tem uma orientação pessoal, 9,1% pertencem à categoria de humor, 7,1% a política e 5,1% simultaneamente a comentários e sexo. Quanto a actualização, a esmagadora maioria dos blogueiros (85,9%) afirma escrever nos seus blogues pelo menos uma vez por dia, sendo que 26,3% afirma executá-lo várias vezes por dia. A maioria dos blogueiros (76,8%) gasta mais de 30 minutos por dia para as actualizações do seu blogue, enquanto 27,3% afirma precisar de uma hora diária, 14,1% entre uma hora e 2 horas e 5,1% mais de 2 horas.

Uma das principais características dos blogues é permitirem que os seus leitores escrevam comentários. Questionados sobre a frequência com que lêem os comentários introduzidos nos seus blogues, 89,9% dos seus editores afirmam lerem-nos diariamente, sendo que 44,4% o fazem várias vezes por dia. Se 10,1% dos blogueiros não respondem aos comentários colocados nos seus posts, 37,4% afirmam responder ocasionalmente, 31,3% frequentemente e 18,2% respondem a todos os comentários colocados. Por outro lado, tendo em conta o espírito de comunidade dos blogues, 97% dos blogueiros apresentam-se como leitores assíduos de outros blogues, sendo que 79,8% afirma comentar posts de outros blogues. Nesta perspectiva, a maioria dos blogueiros (64%) despendem mais de uma hora nas leituras e possíveis comentários a outros blogues.

blogotinha.jpgSegundo os resultados deste estudo, 76% dos blogueiros consideram os blogues generalistas e apenas 24% os consideram temáticos. Quanto a blogues preferidos por cada um dos editores desta forma nova de comunicação, elencaram Blasfémias, Blogotinha, Gato fedorento, Terceiro anel, Os tempos que correm e Webcedário.

A maioria dos participantes neste estudo é blogueiro há pelo menos 1 ano e 28,3% há pelo menos 2 anos. Relativamente à causa que os levou a iniciarem-se nestas lides, 44,4% dos blogueiros apontam os amigos e 18,2% a leitura de jornais, sendo que 31,3% não se identifica com as causas referenciadas neste estudo, afirmando ter sido outra a causa para terem começado a blogar. Apesar de 41,4% dos blogueiros indicarem apenas participar como editor num blogue, a maioria (57,6%) é editor de no mínimo 2 blogues, sendo que 27,3% afirma participar em 2 blogues, 19,2% em 3 blogues, 2% em 4 blogues, 5,1% em 5 e 4% em mais do que 5 blogues. A esmagadora maioria dos blogueiros, 92,9% considera que os blogues não são um fenómeno passageiro, mas algo que veio para ficar por muitos e longos anos.

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