domingo, 6 de março de 2005

EM DEFESA DE LUGAR AO SUL

Apoio o que Manuel Pinto, do blogue Jornalismo e Comunicação, escreveu hoje sobre o programa Lugar ao sul, da Antena 1. Lê-se: "Acabou há pouco mais uma edição do programa da Antena 1 Lugar ao Sul. Começa depois das notícias das 7 e vai até cerca das 9, em cada sábado. É um clásssico da RDP que tem muitos ouvintes em segmentos diversificados da audiência. Colocar um programa destes ao sábado e a uma hora destas é, de algum modo, liquidá-lo para muitos interessados em o ouvir".

No programa, desenrolam-se conversas amenas, diria de recolha antropológica, com pessoas velhas (ou menos velhas), que falam das suas memórias e das músicas que ouve(ia)m, canta(va)m e toca(va)m. O Lugar ao sul é uma marca fundamental do registo da cultura nomeadamente alentejana, de uma fantástica riqueza em termos de repertório musical. A par de selecção invejável de música portuguesa de todo o país (e não a dos tops ou da linha pimba).

Por favor, enviem mensagens simpáticas mas firmes para a Antena 1, para o director de programas da estação ou para a secretária do presidente do grupo Rádio e Televisão de Portugal. A cultura e o património de um país também precisam de gritos de alerta, como o que aqui fizemos o ano passado acerca do Museu da Rádio, exactamente pertencente à mesma entidade pública.

Sem comentários: