segunda-feira, 28 de março de 2005

LEITURAS E APONTAMENTOS

Os apontamentos e leituras deste post apontam para questões de educação e moral (videojogos), tecnologias (televisão digital), cultura (CD-ROM do Expresso) e lixo mediático (televisão e blogues).

1) Hillary Clinton e a violência nos videojogos

O Sunday Times de 27 de Março chama a atenção para a violência dos videojogos. Desta feita, aproveita uma condenação feita por Hillary Clinton ao jogo Grand Theft Auto. Segundo a notícia, a antiga primeira dama americana e actual senadora democrata considera que o jogo encoraja os jogadores, em especial as crianças, a "terem relações sexuais com prostitutas e a matá-las depois". Ela entende estar-se perante uma epidemia silenciosa dos media, de perda de sensibilidade para com mulheres, pessoas de etnia diferente ou estrangeiros.

sundaytimes27320051.JPG

Hillary juntou-se a dois senadores republicanos, os quais querem que se faça uma investigação ao impacto dos media electrónicos nas crianças, em termos de desenvolvimento cognitivo, social, emocional e físico das mesmas. Calcula-se um custo de 90 milhões de dólares. A mulher do antigo presidente Clinton lançou o desafio em simpósio promovido pela Kaiser Family Foundation, que estuda os hábitos de leitura das crianças. A última pesquisa demonstra que o uso diário de jogos vídeo e de computador pelas crianças duplicou desde 1999. Os jogos violentos são os favoritos entre os rapazes.

2) Campanha para a televisão digital terrestre em França

lemonde2632005.jpgConforme o Le Monde de 26 de Março, arranca no dia 31 a campanha de publicidade a anunciar o lançamento da televisão digital terrestre (TDT) nesse mesmo dia. A campanha liga o digital (numérico, em francês) a modernidade e simplicidade.

A Leo Burnett-Paris, agência publicitária encarregada da operação, produziu um slogan que diz "a vossa televisão por zero cêntimos por mês", pondo de relevo um ponto forte da TDT: a gratuitidade, com acesso a 14 canais digitais, dos quais oito são novos. Isto significa, para os desenhadores da campanha, que a TDT não é tão só um serviço mas uma nova idade da televisão. Diz o presidente da agência publicitária: "A palavra digital produz uma associação com a fotografia digital; mas, no caso da televisão, apenas um quarto dos telespectadores optou pela oferta digital. Assim, deve falar-se de revolução digital".

3) Expresso - CD-ROM de Abril

expressoabril.jpg

Como de costume, filmes, música, espectáculos, livros, exposições, desporto, crianças e videojogos fazem parte do menu do CD-ROM que acompanhou a última edição do Expresso. Da muita oferta cultural, saliento a festa da música, anunciada para o CCB (22 a 24 de Abril, em torno de Beethoven e os seus amigos) e a exposição da colecção Berardo, no mesmo CCB.

Nota não muito agradável: não se consegue saltar a publicidade da Optimus, quando se acede ao CD-ROM.

4) Quinta das celebridades II

quintacelebridades.jpgAinda não vi qualquer sessão da nova Quinta das celebridades, mas tenciono passar pelo programa da TVI. Enquanto não faço o trabalho de casa, faço minhas as palavras de Carla Hilário Quevedo que escreve com a elegância do costume sobre o programa (Expresso, 25 de Março):

"Participam Elsa Raposo, Lili Caneças, Capitão Roby, um actor, outro actor, um cantor, uma engenheira alimentar, Rute Marques, Arlinda Mestre, uma rapariga grande, um treinador de futebol e Gonçalo da Câmara Pereira. À medida que o programa avança, vou escolhendo os meus favoritos. Lili, que faz de José Castelo Branco, que por sua vez já fazia de Lili, já ganhou! Meia hora depois, Arlinda Mestre é a minha favorita de sempre e não se fala mais nisso. Só se Elsa Raposo e a «criança grande que tem dentro dela» não participassem. Finalmente, decido: Gonçalo da Câmara Pereira. Não. Talvez José Pedro Vasconcelos, metido no tanque, descalço, a morrer de frio".

Pelas hesitações da também blogueira [bomba inteligente], vejo que estou a perder um grande programa!

Observação: a fotografia nos mupis com o conjunto dos habitantes da quinta é sofrível, para não ser mais radical. Olhando para ela, surge-nos um conjunto de fantasmas, com rostos pálidos e cheios de esgares, apesar dos sorrisos. Pela imagem, o programa não vai divertir mas ser campo de ajuste psicológico de contas com o passado. Uma das revistas que cobre o programa já fala do apoio da filha do "capitão" Roby, que enfrenta uma doença. Ou seja: as publicações cor-de-rosa e das fofocas lideram as narrativas do reality-show-parente-de-novela.

5) Será Lisa Hilton a blogueira de Belle de Jour?

Para o Sunday Times de 27 de Março, parece estar descoberta a identidade da blogueira Belle de Jour, diário de uma suposta prostituta. No começo do seu blogue, a miss de Jour explicara que começara a fazer sexo antes de discutir poesia francesa com o seu amante. Sob as iniciais LH, a autora (?) escrevia que o blogue era um veículo apropriado para falar das suas frustrações em termos pessoais e profissionais. No post de 7 de Março último, aparece uma mensagem de um português (José), que referencia a blogueira como tendo habilitações universitárias, com acento inglês (estudou em Londres há muitos anos) mas vivendo em Nova Iorque. Ora, LH - ou melhor, a escritora Lisa Hilton - tem estas características.

sundaytimes2732005.JPG

O Sunday Times, jornal que mistura perspectivas conservadoras com algum sensacionalismo, dá destaque ao tema com mais de meia página no seu formato broadsheet, retomando, aliás, notícias de outras semanas. Belle de Jour foi o título de um filme com Catherine Deneuve, que fazia de mulher de família à noite mas mantinha aventuras sexuais durante o dia.

Sem comentários: