ÂNGULO CULTURAL - O QUE CULTURALMENTE EM BRAGA ACONTECE!
Começou por ser uma experiência em jornal, com o número 1 editado em 29 de Março do ano passado (está pois a fazer o seu primeiro aniversário). Doze páginas, com uma série de destaques na primeira página. A imagem de capa remete para o circo Atlas, de passagem por Braga.
Terá sido o único número? O certo é que, olhando para a ficha técnica, aparece a indicação de tiragem: 5 exemplares. Falar de trabalho artesanal aqui num blogue de indústrias culturais merece explicação. Porque se trata de um objectivo óbvio: o trabalho experimental numa redacção baseado no curso de jornalismo em Braga. Aliás, a redacção funcionava no local de residência das alunas: Andreia Pereira, Carla Neves, Eliana Faria e Madalena Barbosa.
Destaco o inquérito que seria feito nesse mês de Março a 90 bracarenses em termos de práticas culturais a jovens (15-30 anos) e idosos (acima dos 65 anos). Os resultados apontam para a maior aceitação de espectáculos musicais, seguindo-se o cinema (para os jovens) e o teatro (para os mais velhos).
Hoje, o projecto adquiriu outras roupagens, sob a forma do blogue Ângulo Cultural, e animado por outras activistas: Vanessa Silva, Eliana Rodrigues (a única que vem do grupo anterior) e Alexandra Faria. Quanto a Andreia Pereira, ela dinamiza o forum Conversas Paralelas, embora nem sempre activo.
Obrigado a Andreia Pereira pelo envio deste número histórico do Ângulo Cultural em papel.
1 comentário:
Obrigada pelo destaque, antes de mais! Só queria fazer uma correcção: a Vanessa Silva também participou na criação do jornal; o facto de, neste número, não estar mencionado o nome da nossa colega justifica-se pela não colaboração nesta edição. O jornal teve edições anteriores, mas como queríamos começar de novo, quase de raíz,o projecto renasceu com uma atitude diferente.
Andreia Pereira
Enviar um comentário