sexta-feira, 17 de março de 2006

TRÊS ANOS DE BLOGUE

A frase fundadora fora: "Weblog sobre pesquisas e leituras que estou a fazer no domínio das indústrias culturais: imprensa, rádio, televisão, internet, cinema, vídeo, música, livros, lojas de centros comerciais e culturais" (template de 6 de Abril de 2004). Um pouco mais tarde, em Maio de 2004, acrescentava no cabeçalho a indicação de um outro meu blogue, o meu endereço electrónico e alguns dos blogues a que me liguei, e que se mantêm quase todos. Do lado direito, uma cruz dentro de um quadrado indica a existência prévia de uma imagem, que seria a minha fotografia (perdida porque, eventualmente, eu mudara a imagem).

A terceira imagem (de 5 de Fevereiro de 2005) mostra já o template actual, mas em que eu envergo uma bóina (comprada uns três meses antes em Pamplona, Espanha, e perdida no Natal passado em Vila Nova de Gaia). No cabeçalho, já aportuguesara a palavra weblog para blogue e eliminava o link para o blogue Teorias da Comunicação (pois deixara de escrever nele e passara para o Indústrias Culturais os textos mais importantes).





Embora escreva na blogosfera desde 26 de Dezembro de 2002, hoje são volvidos três anos que iniciei este Indústrias Culturais. Os objectivos iniciais mantêm-se mas acompanhados de várias mudanças: introdução da cor, imagens e comentários, começo recentíssimo (e ainda não totalmente dominado em termos tecnológicos) de sons e imagens em movimento, leitura mais profícua de jornais e publicações, notas sobre espectáculos, pequenas polémicas e comentários com produtores de informação (jornalistas em geral), acompanhamento das audiências geradas pelo blogue - que ultrapassaram os 200 mil, à média de 400 a 500 visitantes diários [ver imagens seguintes, do Sitemeter e do eXTReMe, onde é possível ver as audiências ao longo do último ano] -, alocação de sínteses de trabalhos de alunos de licenciatura e mestrado da Universidade Católica, agendamento de acontecimentos (lançamento de livros, defesa de teses de mestrado e doutoramento), análise de agendas culturais de autarquias e de publicidade dos mupis, "descoberta" de novos blogues.




Esta é a mensagem número 1739, com as páginas escritas quase a atingirem as 2300 em Word, incluindo as imagens publicadas. O mês de visitas em maior quantidade foi Novembro de 2005 (18543), a hora mais procurada é entre as 17:00 e as 18:00 (6,93%) e o dia mais visitado é a segunda-feira (16,69%), com mais procuras de Portugal (58,07%) e Brasil (31,64%). Há 64,82% de pesquisas a partir de temas (e 35,14% pelo endereço do blogue), através de palavras-chave como indústrias (1,60%), morangos (1,11%), culturais (0,92%), Portugal (0,84%) e açúcar (0,79%) [a desagregação do nome da novela para adolescentes na TVI, Morangos com açúcar, mostra o impacto da série na procura de informação na internet]. Dos blogues mais lincados para o Indústrias Culturais destaco três (em valores percentuais aproximados): Abrupto (5,15%), Jornalismo e Comunicação (4,15%) e A Rádio em Portugal (1,68%). A média de duração de cada visita aproxima-se, nos últimos dias, do meio minuto.

As horas dedicadas a este hóbi são já incalculáveis, mas gosto de prestar tal serviço público - sempre constrangido por emitir opiniões injustas e pela inserção e imagens sem ter pago direitos de autor [confesso que, com alguma frequência, não edito mensagens porque não me autorizam a publicar imagens sem efectuar pagamento, o que oneraria o meu contributo]. E gosto mais porque criei amizade com muitos blogueiros e outros agentes sociais, nomeadamente no campo do jornalismo e da cultura, operando o conceito de comunidade de leitura.

22 comentários:

Anónimo disse...

Ninguém calculará as horas de trabalho que aqui estão, mas ficará certamente a satisfação face à qualidade dos 'posts' que são colocados neste IC. Muito obrigada, Rogério Santos. Espero um outro ano assim, como os anteriores. Um abraço a partir de Braga

Marta disse...

Professor Rogério Santos deixo aqui as minhas felicitações por estes três anos do blog. As horas dispendidas nele são compensadas pela qualidade do mesmo. Muitas felicidades!
Um abraço desta sua ex-aluna.

Anónimo disse...

Caro Rogério

O seu weblog é uma leitura diária muito importante, embora o faça essencialmente através de RSS, visitanto o weblog quando quero ler com mais atenção ou deixar um comentário.
Os meus parabéns por todo o esforço que desenvolve e os desejos que esta actividade lhe dê prazer por muitos anos :)

Um abraço!

Anónimo disse...

Muito obrigada, Rogério Santos.

João Paulo Meneses disse...

Faz falta um espaço como este, que tenha uma visão tão abrangente das IC. É um daqueles casos - raros, porventura - em que ficaríamos mais pobres se acabasse!

Anónimo disse...

Uma visita diária, obrigatória, interessante e sempre muito agradável.
Um blogue pode, por vezes, fazer-nos escravos dos postais e, no caso do Indústrias Culturais, se existe "escravidão", será seguramente compensada pela qualidade e crescentes audiências! Parabéns e continuação de bom trabalho. Um abraço de um blogue vizinho, Paula Cordeiro

Joel disse...

Felicitações por este admirável trabalho e boa continução.Um grande obrigado de Bruxelas

Anónimo disse...

Parabéns!

Obrigado pelo verdadeiro serviço público prestado com este blogue de excelente qualidade.

Carlota disse...

Muitos parabéns Rogério!

Luis Bonixe disse...

Parabéns pelo magnífico trabalho que tem desenvolvido nestes três anos de blogue.

António Granado disse...

Parabéns, Rogério!

Jorge Guimarães Silva disse...

Pela minha parte, parabéns ao I.C. e ao Rogério Santos e muito obrigado por este espaço.

Anónimo disse...

Muitos parabéns ao blogueiro e ao Indústrias Culturais. Esperemos que continue por muitos e longos anos.
Um abraço
Hugo

Juliana Iorio disse...

Parabéns Professor!
Foi o seu blog que fez com que eu tivesse vontade de criar o meu!
Obrigada por tudo!
Um abraço,
Juliana Iorio.

MJMatos disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
MJMatos disse...

Parabéns, RSantos.

vadio disse...

Rogério,

Quem diz TRÊS diz TRINTA e TRÊS...

Parabéns e felicidades para um percurso que se adivinha (pelas experiências já apresentadas) cada vez mais multimédia...
Um abraço (deste leitor diário),

luis

Pedro Custódio disse...

Parabéns Rogério pelo aniversário! Conto com pelo menos mais uma rodada! ;)

Anónimo disse...

Parabéns, Rogério. Aprecio mesmo muito o teu trabalho.
Um grande abraço

Helena Sousa

Anónimo disse...

Grata por este 'lugar' e vivas ao seu locatário

Jose Moreno disse...

Mais vale tarde que nunca:

PARABÉNS!

Anónimo disse...

Leitura muito interessante, imperdível. Parabéns !