sábado, 5 de março de 2005

OUTRA VEZ OS MUPIS

vogue.JPGsaberviver.JPG

maxmen.JPGAs imagens não têm grande nitidez, mas um dos objectivos era esse. Os mupis são mais visíveis de noite que de dia.

O que se vê nos cartazes? Publicidade a revistas: Vogue, SaberViver e Maxmen, todas com recurso a modelos femininos ou pós-adolescentes, como a filha de Cinha Jardim, figura conhecida das revistas cor-de-rosa.

Moda, roupa íntima e produtos de limpeza e higiene

decenio.JPGgarnier1.JPG

intimissimi.JPGO que se vê nestas outras imagens? De novo, a mulher, como tema e público-alvo. Será porque elas fazem mover o mundo, comprando e aconselhando as compras?

Cinema e teatro - ou espaços ilegais para colocação de publicidade?

Além dos mupis, dou também relevo aos cartazes colocados nos tapumes das obras de rua, onde é vulgar encontrarmos publicidade a concertos ou a peças de teatro. Ao Arco do Cego (Lisboa), onde funcionou até há pouco uma central de autocarros expresso, encontrei aquilo a que chamei o "cantinho do teatro", um conjunto de cartazes anunciando peças. Notei uma solidariedade espacial entre peças de empresas teatrais privadas e estatais, como o teatro D. Maria II e o Camões. A tapar a fachada de um edifício, fotografei um painel fazendo alusão a uma exposição de conservação e reabilitação urbana.

leonelvieira.JPGteatro1.JPG

teatro2.JPGteatro3.JPG

teatro4.JPGteatro5.JPG

tapume3.JPG

Sem comentários: