terça-feira, 5 de abril de 2005

PROGRAMAS INFANTIS DA RÁDIO

O Século Ilustrado, entre Dezembro de 1938 e Janeiro de 1939, fez um conjunto de foto-reportagens em torno das emissões infantis das rádios de Lisboa. De entre as belas imagens ali reproduzidas, captei três para este post. Em todas elas, o microfone ocupa a posição central. As legendas vêm depois das fotografias.

seculoilustrado2.jpg
seculoilustrado5.jpg
seculoilustrado7.jpg

Imagem de cima: intérpretes da "bicharada" do programa infantil O papagaio, na Rádio Renascença. Imagem do centro: diálogo entre Maria Rosa Farinha e Maria Alice Marreneca, esta uma jovem poetisa de dez anos e que entrara no filme A aldeia da roupa branca, no programa infantil da Rádio Sonora, à rua Morais Soares. Imagem de baixo: diálogo de Maria de Lurdes Manaças (que também cantava) e Maria Luísa Alves, a mais pequena das colaboradoras da Rádio Hertz, à rua do Cardal (bairro da Graça), no programa infantil da estação.

Retiro uma parcela do texto editado no Século Ilustrado de 3 de Dezembro de 1938: "As emissões infantis têm, pois, um público de todas as idades e só são infantis porque nelas intervêm algumas crianças. Pior assim? Talvez não! As emissões infantis, que melhor seriam designadas por emissões recreativas, se fossem destinadas somente a crianças teriam de ser totalmente modificadas, visto que à sua organização deveria presidir um critério pedagógico que a prática tem demonstrado a impossibilidade de atingir. Daí - dizem todos os entendidos - as emissões infantis terem redundado em programas recreativos para «miúdos e graúdos». E porque não confessá-lo"?

Sem comentários: