terça-feira, 5 de abril de 2005

AS PÁGINAS DE MEDIA & TELEVISÃO DO DIÁRIO DE NOTÍCIAS

Quem lê o Diário de Notícias e o Público vê a diferença quanto à secção de media, onde sabemos o que se passa nesse universo. Hoje, por exemplo: enquanto o Público tem uma página, o Diário de Notícias tem três. A razão parece-me simples: investimento de recursos humanos neste último.

A prova retiro-a, para além da evidência em páginas, da newsletter Meios & Publicidade, em notícia ontem publicada: "Nuno Azinheira é o novo editor-adjunto na secção de media do DN". O até agora "editor do suplemento de televisão do Correio da Manhã, a Correio TV, assume a partir de hoje o cargo de editor-adjunto na secção de media do Diário de Notícias. A confirmação desta informação foi feita ao M&P pelo editor da secção no jornal da Lusomundo, Miguel Gaspar, que justificou esta nova contratação com a «necessidade de reforçar a equipa de media em áreas específicas»". A mesma newsletter recorda que, em Fevereiro, a jornalista Paula Brito, ex-coordenadora da secção de media do Jornal de Negócios, também ingressara na equipa redactorial dos media do Diário de Notícias.

dn542005.jpg

dn5420051.jpg

Se estivéssemos a falar de futebol, os jornalistas escreveriam indesculpavelmente de reforços, como se cada jogador que entra não significasse a saída de outro. Reforçar, diz o dicionário da Porto Editora, é fortalecer, reanimar. O reforço futebolístico visa animar o que estava desalentado ou derrotado. Ora, o jornalista do M&P usou o mesmo termo: reforçar. Claro que o jornal da Avenida da Liberdade precisa de nova força, pois os anos anteriores não foram muito positivos. O valor de um jornal também se mede por uma boa secção de media - como aliás o bom suplemento à sexta-feira, que inclui o DNA e o DN:Música, para mim dos melhores suplementos da imprensa de qualidade.

Com certeza que a entrada destes novos elementos na secção dos media dirigida por Miguel Gaspar - por quem eu tenho grande admiração como profissional, e que espero que leve a cabo a sua tese de mestrado, como já aqui escrevi - significa um reajuste de elementos no seu pequeno grupo. Uns entram, outros ficam alocados noutras secções. Espero para confirmar na ficha técnica.

dn142005.jpg

Imagens: as duas mais acima referem-se a uma página do jornal de hoje, onde se escreve sobre os "escritores" da Quinta das celebridades; a de baixo reporta ao DN:Música de sexta-feira, dia 1, com discografia da banda portuense GNR.

Sem comentários: