quinta-feira, 12 de maio de 2005

BORDA D'ÁGUA - IV

[continuação do post de ontem e conclusão]

Um olhar das ciências sociais sobre o tema do Borda d'Água

almanaque.jpgFaçamos agora a leitura de um livro que trabalhou o tema, embora focado no Brasil, dada a origem desse livro, organizado por Marlyse Meyer (2001) e que conta com vários contributos [a data que acompanha cada referência aponta para o livro de Meyer]. Nesse texto colectivo, Jean-François Botrel fala no almanaque como guia e semiologia do tempo. Por meio do calendário, com as fases da Lua para a agricultura ou pesca, ou as informações necessárias para a vida civil ou religiosa, mas também pelas interpretações dos signos do zodíaco, o almanaque testemunha as constantes interrogações humanas sobre o tempo da vida, antes que chegue o tempo da morte e das obrigações da vida em sociedade (2001: 17).

Já Jerusa Pires Ferreira (2001: 19) diz que o almanaque é uma conjugação de saberes, de jogos de inteligência, espaço em que ocorria um certo literário, sério ou solene, ou textos jocosos em linguagem caricata. A mesma autora (2001: 20) fala da sua grande circulação no campo da edição popular, trazendo uma ideia de modernidade, a conjugação do fragmentário mas cumprindo a função de: 1) conselheiro e guia, 2) explicação das relações cosmológicas e astrológicas.

Hoje ainda não lemos os horóscopos em jornais de referência, ou não seguimos com atenção os programas da Maya a astróloga das cartas e dos tarots, não seguimos avidamente os novos livros de Paulo Coelho? Pode dizer-se que o almanaque é uma espécie de literatura de cordel que atravessa os séculos, em que crendice e cultura urbana se misturam.

Para concluir, algumas questões: 1) a distribuição (venda na rua, cara-a-cara), 2) alguma pré-modernidade na cultura urbana (crenças populares, misticismo), 3) imaginário popular associado à nostalgia da terra e do campo, 4) leitura simples como se fosse a revista do Reader's Digest.

Leitura: Meyer, Marlyse (org.) (2001). Do almanak aos almanaques. São Paulo: Ateliê Editorial

1 comentário:

Anónimo disse...

Sendo de louvar o seu interesse pelo Almanaque Borda d' Água, já as conclusões a que chega, a partir dum estudo muito limitado dos mesmos, e utilizando fontes que pouco ou nada sabem dos conteudos e evoluções do Almanaque, são claramente superficiais e estereotipadas.
Leia e desfrute, por exemplo, os dos últimos três anos, e talvez se aperceba melhor da grande alma portuguesa e da Alma Mundi que ainda falam no Borda d'Água