quinta-feira, 12 de maio de 2005

ELEMENTOS PARA A PRODUÇÃO DE UMA PUBLICAÇÃO

Conquanto sem objectivos científicos na elaboração deste post mas sim práticos, menciono algumas pistas para o êxito de uma publicação de nicho de mercado. Dada a diversidade e concorrência de publicações, aconselha-se a que se estude previamente o mercado. No caso das revistas de nicho de mercado, há uma vantagem: as empresas desse sector podem aí colocar a sua publicidade.

Dos conceitos chave para esse sucesso, consideram-se essenciais: 1) a distribuição (existem cerca de 6500 pontos de venda no país, incluindo supermercados, quiosques, tabacarias e estações de serviço/gasolineiras), 2) a obtenção da liderança no mercado, 3) uma identidade forte que motive o leitor a comprar e a tornar-se fiel, 4) perceber que apenas 25% dos leitores passam além do primeiro parágrafo, fixando-se, em sentido da maior para a menor atenção, nas infografias, legendas de fotografias, títulos, publicidade e texto, 5) a articulação dos elementos informar, entreter e surpreender, e 6) se não puder medir o impacto (financeiro) da revista, não a faça [na imagem, campanha da revista SaberViver, uma publicação destinada a um público-alvo específico].

Outros conselhos incluem: 1) aquisição dos direitos de textos publicados em revistas internacionais, pois ficam mais baratos do que "montar" uma publicação de raíz, 2) não ter mais de 30% do total da publicação em sobras, algumas das quais podem (se o seu conteúdo o possibilitar) ser "escoadas" para cabeleireiros, consultórios médicos e outros espaços públicos, 3) colocar os principais títulos à esquerda (de modo a facilitar a sua leitura nos quiosques, dada a colocação das revistas numa montra), 4) na estrutura de custos de uma publicação pequena, a produção tem valores muito altos, e 5) nos resultados deve haver uma repartição entre valores obtidos com as vendas e com a publicidade.

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