MONTRAS DE LOJAS DA RUA DIREITA (VISEU)
Para mim, esta rua viseense é um fascínio. Perto quer do museu Grão Vasco e da Sé, quer do centro da cidade (Câmara), trata-se de uma rua estreita, medieval e nada linear como parece indicar o seu nome, que está dedicada ao comércio, com pequenas lojas. A maioria delas é de roupa e de sapatos, mas há ainda uma livraria (não muito dotada), algumas pastelarias (confeitarias), onde se vendem cavacas, o doce da região, e lojas de artigos diversos. Durante o dia é um corropio de gente. É certo que falta o arrojo estético das montras das lojas de Londres, como apresentei aqui anteontem, mas sempre que vou a Viseu por esta altura do ano - cidade que gosto muito, em especial para apreciar a pintura de Vasco Fernandes -, dou uma espreitadela às montras das lojas da rua Direita!
Observam-se diversas lojas com roupas de noiva nas montras. A explicação que eu dou é que, nesta altura, há muitos emigrantes (em especial de França e Suíça, que os ouvi a falarem na rua), aproveitando a ocasião para casamentos na "terra".
2 comentários:
Amigo a Rua chama-se Direita, embora seja torta, porque direita "significa" - directa.
Esta rua principiava na Porta dos Cavaleiros, abaixo do Teatro Viriato, e seguia "direita" à Porta de São José ou do Cimo de Vila.
Estou a falar-lhe do Viseu da Idade Média !
AJ
Gostei dessa de comparar, as montras de, Viseu e de Londres !
Anónimo e atento !
Enviar um comentário