sexta-feira, 30 de setembro de 2005

REVISTA COMUNICAÇÃO E SOCIEDADE

Ontem, chegou-me às mãos o último número da revista Comunicação e Sociedade (nº 7, 2005), do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (Universidade do Minho). O grande tema do volume é Economia política da comunicação e dos media e a sua organizadora é Helena Sousa, docente daquela universidade.

Da introdução, escrita por Helena Sousa, lê-se: "O desenvolvimento dos mercados associados às indústrias culturais e a crescente internacionalização das indústrias mediáticas e das tecnologias da informação têm demonstrado a relevância teórica da Economia Política e têm apresentado igualmente um conjunto de novos desafios que importa realçar".

Os três textos iniciais competem a Graham Murdock, Janet Wasko e Vincent Mosco, todos em torno da economia política, a partir de cruzamentos teóricos. Murdock, autor que tenho trabalhado com alguma insistência, traz, no seu texto, uma curta secção onde se propõe redefinir o conceito de indústrias culturais. Também Denis McQuail publica um texto, a aula aberta proferida em 5 de Maio de 2004, com o título "Publication in a free society: the problem of accountability".

A segunda parte deste volume de Comunicação e Sociedade releva estudos portugueses nos diversos media. Assim, Lurdes Macedo escreve sobre políticas para a sociedade de informação, Helena Sousa e Manuel Pinto sobre a economia do serviço público de televisão, Dora Mota sobre a televisão regional e local, Paulo Ferreira sobre a imprensa local e regional, Elsa Costa e Silva sobre concentração dos media e legislação e Manuela Espírito Santo sobre a Alta Autoridade para a Comunicação Social. O autor deste blogue tem um texto sobre rádio (o agradecimento a Filipe Jorge, então animador do blogue com o endereço http://www.jornalradio.com/, pelas informações que me prestou, as quais foram muito importantes para a construção de alguns addos).

Volume indispensável para os estudos da comunicação, do jornalismo e das indústrias culturais, tem uma outra característica: vários dos trabalhos editados pertencem a alunos(as) do mestrado de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho, princípio muito louvável (os alunos vêem trabalhos seus publicados). O volume tem 268 páginas e custa €12.

1 comentário:

Helena Sousa disse...

Muito obrigada, Rogério!