4º CONGRESSO DA SOPCOM (II)
Alfonso Sanchéz-Tabernero, vice-reitor da Universidade de Navarra (e até há um mês director da Faculdade de Comunicação daquela universidade), falou sobre o repensar dos media. Para ele, existem quatro factores: 1) tecnologia, 2) legislação, 3) públicos, e 4) decisões dos proprietários dos media. Foi este último ponto o fulcro da sua intervenção.
E avançou com seis propostas: 1) custos (a sua contenção, com despedimentos, pode não ser o melhor caminho, pois se perde massa crítica, memória e experiência), 2) fracasso no futuro se a aposta se mantiver - em especial na televisão - nos três esses (sensacionalismo, sangue e sexo), 3) qualidade como grande vantagem competitiva (e que significa procura do público, padrões profissionais, identidade própria, imaginação e criatividade, exclusividade, desenho atraente, mensagem compreeensível, proximidade temporal e geográfica, bom papel nos media impressos e conteúdos divertidos), 4) qualidade enquanto equipa motivada, 5) qualidade como inovação, 6) aposta no optimismo.
Para quem quiser saber mais do conferencista, aconselho as obras:
Sánchez-Tabernero, Alfonso, e M. Carvajal (1992). Media concentration in the European Market. New trends and challenges. Pamplona: Universidad de Navarra
Sánchez-Tabernero, Alfonso, Inmaculada Higueras, Mercedes Medina Laverón, Francisco Pérez-Latre e José Luis Orihuela (1997). Estrategias de marketing de las empresas de televisión en España. Pamplona: EUNSA
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