domingo, 9 de outubro de 2005

RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS

RPRSE.jpgA responsabilidade social das empresas (RSE) é o "desenvolvimento de uma actividade empresarial com repercussões positivas na sociedade e num compromisso para com ela, que se manifesta em acções que a beneficiam em geral, ou que beneficiam os públicos e a comunidade em que a empresa se insere", lê-se no livro de Cláudia Vau (2005: 71).

Dito de outro modo: "as estratégias formais de responsabilidade social das empresas [...] implica[m] a inclusão voluntária de aspectos sociais e ambientais nas respectivas operações e nas suas relações com as partes interessadas, reconhecendo que o comportamento empresarial responsável pode servir de base ao sucesso empresarial" (2005: 31). A RSE "é voluntária, implica a integração de preocupações sócio-ambientais na gestão das empresas e traduz-se em todo e qualquer contributo para a melhoria das condições de vida da sociedade" (2005: 205). O livro estuda a importância da SA 8000 (social accountability) e aponta para o guia orientativo sobre RSE (ISO 26000) a sair em 2008 (2005: 98).

Tese de licenciatura obtida em Relações Públicas no Instituto Superior da Maia (ISMAI), o livro As relações públicas na responsabilidade social das empresas trabalha um tema novo e aliciante, que, embora marginal ao eixo deste blogue, não posso deixar de destacar. A autora opera com áreas como a cultura empresarial, a imagem e identidade da empresa e a mudança e a aprendizagem (2005: 17). Analisa também em profundidade a identidade visual - elementos visuais, design de instalações e embalagem de produtos, factores intangíveis (valores e visão da empresa) e intangíveis (missão e objectivos) (Vau, 2005: 37-38).

Para além de uma sólida e actual bibliografia, o trabalho agora editado tem uma terceira parte com um estudo prático (inquérito e estudos de caso em agências de comunicação - Bairro Alto e Sair da Casca - e relações públicas - BP Portugal, Delta Cafés, IBM e Vodafone).

Leitura: Cláudia Vau (2005). As relações públicas na responsabilidade social das empresas. Lisboa: Comunicando, 243 páginas. Preço: €14,5 [agradeço a Pedro Garcia Rosado o envio de um exemplar].

Lançamento do livro: 18 de Outubro, 18:00, auditório da livraria FNAC, Centro Comercial Colombo

2 comentários:

Cláudia Vau disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Cláudia Vau disse...

Agradeço o seu comentário e aproveito para lhe desejar um ano novo cheio de saúde, paz, alegria, prosperidade e boas "descobertas"!
Apesar de não ter chegado a ser oficialmente lançado, o livro "As Relações Públicas na Responsabilidade Social das Empresas" está, como de certo saberá, à venda e será apresentado numa conferencia sobre Responsabilidade Social no ISLA de Lisboa a 11 de Janeiro.
Com os melhores cumprimentos,
Cláudia Vau
E-mail: claudiavau@gmail.com