sábado, 12 de novembro de 2005

A CONSTRUÇÃO DO OLHAR

Caros(as) leitores(as), por favor, apontem na vossa agenda o seguinte evento: 15 de Novembro (3ª feira), às 18:30, na livraria Bertrand (Picoas Plaza), apresentação do livro A construção do olhar, organizado por José Carlos Abrantes (colecção Media e Jornalismo, Livros Horizonte-CIMJ).

jca.JPGA apresentação estará a cargo de Bárbara Coutinho (Centro Cultural de Belém), Cristina Ponte (Universidade Nova de Lisboa), Eduardo Cintra Torres (professor e crítico de televisão no jornal Público), Eugénio Lisboa (escritor e crítico literário) e Leonor Areal (realizadora).

Do comunicado que me chegou retiro a seguinte informação: "O olhar tem sido historicamente construído. A construção do olhar é um acto individual, mas também um dado social, diferente de pessoa para pessoa, variável segundo as tecnologias que produzem os olhares e segundo os modos de ver dominantes numa época. Este livro resulta de uma reflexão que especialistas portugueses e franceses realizaram num Curso da Arrábida. A concepção que o atravessa é que aos objectos vistos (televisão, cinema, fotografia) se junta hoje o olhar dos espectadores, que apropriam as imagens. E as imagens são ilusões, mesmo quando retratam com realismo o mundo. Além desta constatação, importa considerar que cada público constrói as suas visões dos objectos vistos. Se o olhar se constrói, urge considerá-lo como objecto de ensino e de vivência quotidiana. E contextualizá-lo numa relação de cidadania com os objectos vistos e construídos pela televisão, pelo cinema, pela fotografia, pela imagem digital. Ou interrogá-lo nas cidades e nos outros espaços em que estamos inseridos".

O livro tem textos de José Carlos Abrantes, Monique Sicard, Didier Epelbaum, Renaud Gilbert, Eduardo Cintra Torres, Serge Tisseron, Hannah Davies, Cristina Ponte e Jean-Pierre Esquenazi.

Sem comentários: