quarta-feira, 16 de novembro de 2005

PARA LER DEVAGAR

"As imagens fabricam ilusões. De facto, esquecemos quase sempre que a imagem não é a realidade. Ao contrário das palavras, as imagens têm algumas propriedades das coisas. Nas imagens podemos ver cores e formas que existem no objecto. A palavra tem uma relação arbitrária, convencional, com a realidade" (José Carlos Abrantes, 2005, "A construção do olhar: alguns desenvolvimentos". In José Carlos Abrantes (coord.) A construção do olhar. Lisboa: Livros Horizonte, p. 12).

Sabia que ia ficar fascinado com a leitura do livro. Mas estou a lê-lo devagar, para melhor saborear as palavras acerca das imagens. É curioso, a análise à construção do olhar faz-se com o recurso das palavras.

3 comentários:

Anónimo disse...

A propósito do excerto que RS aqui coloca, mas ainda sem ter desbravado este livro, que me desperta a maior curiosidade, ocorre-me o que J S Ribeiro diz da imagem *:

“Tender para a iconicidade ou tender para a abstracção é um dos grandes dilemas que se colocam à construção da imagem”

*Ribeiro, José da Silva - ”Antropologia Visual – Da minúcia do olhar ao olhar distanciado” Afrontamento, 2004, p 39

Art&Tal disse...

poesia é urgente
alberto pimenta
soube da ultima do ultimo dele e fiquei...

Anónimo disse...

E.Baptista
Estive no 2º Colóquio, retive a sua óptima pergunta e estranhei que, dada a sua importância, a resposta a ela não tivesse aparecido na net (se atendermos á legislação que atinge os blogs e q saiu em 8 nov). No entanto, eu já conhecia uma resposta muito interessante (que coloquei no seu blog), pelo q não me admirei q lhe tivessem respondido haver ... liberdade total (q ironia)