domingo, 4 de dezembro de 2005

CARLA MARTINS E ESPAÇO PÚBLICO EM HANNAH ARENDT

Vai ser lançado amanhã, pelas 16:30, o livro de Carla Martins, Espaço público em Hannah Arendt, segundo um comunicado da editora MinervaCoimbra.

A apresentação ocorrerá durante o congresso Espaço público, poder e comunicação, dentro da comunicação a fazer pela autora com o título Do espaço público à esfera social, no anfiteatro III da Faculdade de Letras (presumo que de Coimbra, embora o texto do comunicado seja omisso nesse aspecto).

Ainda segundo a informação veiculada pela editora, agora com um blogue MinervaCoimbra, este "livro constitui o número 40 da colecção Comunicação dirigida por Mário Mesquita".

Sobre o tema, lê-se no referido blogue MinervaCoimbra: "Hannah Arendt é uma referência incontornável da teoria política da segunda metade do século XX. Herdeira da tradição grega, e entusiasta do élan revolucionário, a pensadora germano-americana propõe uma perspectiva singular da acção política, enquanto constitutivamente comunicativa e aberta à pluralidade, e da esfera pública, definida como espaço de aparência onde a acção humana se manifesta. No seu diagnóstico das sociedades contemporâneas, Arendt alerta contra a «socialização» da esfera pública – a sua permeabilização a mecanismos de funcionamento próprios da esfera privada – e a hegemonia da tecnociência. Questiona finalmente o afastamento do homem em relação à política e o seu refúgio no universo de intimidade e, em última análise, coloca a questão radical de saber se a política tem ainda um sentido".

Quanto à autora, Carla Martins, lê-se que é "licenciada e mestre em Filosofia e desenvolve actualmente o doutoramento na área das Ciências da Linguagem e da Comunicação. Iniciou o seu percurso profissional como jornalista, tendo trabalhado na RTP entre 2000 e 2003. Colabora regularmente em regime freelance com as revistas Jornalismo & Jornalistas e Media XXI e com o programa Clube de Jornalistas. É professora na Universidade Lusófona e na Escola Superior de Comunicação Social".

Sem comentários: