domingo, 4 de dezembro de 2005

LEITURAS DE HOJE (1)

Em peça assinada por Leonor Figueiredo, no Diário de Notícias de hoje, fala-se do livro de Jorge Manuel Martins, Profissões do livro, a ser lançado depois de amanhã.

livros.JPGComeça o artigo assim, citando o autor: "Não chega ter bons tradutores, nem bons editores, nem sequer boas gráficas. Precisamos, sim, de bons críticos e bons livreiros. E quando falo em «críticos» quero referir-me a jornalistas, professsores, educadores e outros".

Mais à frente, o actual director do Instituto Português do Livro e das Bibliotecas confessa o que sabe dos seus alunos: "Quando dezenas de alunos se gabaram de não ler nada, investiguei o ambiente familiar e concluí que eles nunca viram os pais a ler nem possuiram uma biblioteca em casa". E, defendendo a educação dos mais velhos, continua a ler-se em citação do autor: "De que vale um pai ou professor mandar ler, se filhos e alunos nunca os viram ler"? [imagem em cima: alguns dos meus livros sobre história da rádio em Portugal, Espanha, França, Reino Unido e Estados Unidos]

Sem comentários: