REFORMA ORTOGRÁFICA
Retiro do blogue de Sônia Bertocchi, Lousa Digital, uma magnífica mensagem (e importante para reflexão também em Portugal, para quem vê o canal televisivo MTV, por exemplo) sobre uma reforma ortográfica:
"Eis aqui um programa de cinco anos para resolver o problema da falta de autoconfiança do brasileiro na sua capacidade gramatical e ortográfica (além dos ignorantes, também vai servir pra aqueles que escrevem aquela língua horrível da internet...). Em vez de melhorar o ensino, vamos facilitar as coisas, afinal, o português é difícil demais mesmo. Para não assustar os poucos que sabem escrever, nem deixar mais confusos os que ainda tentam acertar, faremos tudo de forma gradual. No primeiro ano, o «Ç» vai substituir o «S» e o «C» sibilantes, e o «Z» o «S» suave. Peçoas que açeçam a internet com freqüênçia vão adorar, prinçipalmente os adoleçentes. O «C» duro e o «QU» em que o «U» não é pronunçiado çerão trokados pelo «K», já ke o çom é ekivalente. Iço deve akabar kom a konfuzão, e os teklados de komputador terão uma tekla a menos, olha çó ke koiza prátika e ekonômika.
"Haverá um aumento do entuziasmo por parte do públiko no çegundo ano, kuando o problemátiko «H» mudo e todos os acentos, inkluzive o til, seraum eliminados. O «CH» çera çimplifikado para «X» e o «LH» pra «LI» ke da no mesmo e e mais façil. Iço fara kom ke palavras como «onra« fikem 20% mais kurtas e akabara kom o problema de çaber komo çe eskreve xuxu, xa e xatiçe. Da mesma forma, o «G» ço çera uzado kuando o çom for komo em «gordo», e çem o «U» porke naum çera preçizo, ja ke kuando o çom for igual ao de «G» em «tigela», uza-çe o «J» pra façilitar ainda mais a vida da jente".
O texto continua; quem quiser lê-lo por completo, basta clicar em Lousa Digital.
Sem comentários:
Enviar um comentário