terça-feira, 24 de janeiro de 2006

LANÇAMENTO DE LIVROS (IV)

Como se pode ler na coluna da direita, a 31 de Janeiro, pelas 18:00, na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, Rui Marques vai lançar o seu livro Timor-Leste: o agendamento mediático, da Porto Editora.

ruimarques1.jpgA presente obra assenta na tese de mestrado que o autor defendeu na Universidade Católica (UCP) em 1 de Outubro de 2004, e sobre a qual escrevi nesse próprio dia (ver aqui). Actualmente desempenhando a função de Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas (ACIME), para além de professor na UCP, Rui Marques partiu de um modelo de investigação de construção da agenda (agenda-setting) de Kurt Lang e Gladys E. Lang. O casal Lang construiu quatro fases sequenciais que trabalham o conceito de agenda: 1) focalização, 2) enquadramento, 3) sistema simbólico, e 4) porta-vozes (Marques, 2005: 38-39). O autor seguiu ainda a hipótese de agendamento de Rogers e Dearing (agendamentos mediático, político e público) (pp. 39-66) para estudar o modo como Timor-Leste se manteve na agenda pública e política a nível mundial, apesar da mordaça imposta pela Indonésia, que invadira aquele antigo território administrado por Portugal.

O livro, de 287 páginas, contém um prefácio do jornalista Adelino Gomes e uma nota do orientador da tese, o professor Diogo Pires Aurélio. Do primeiro retiro a seguinte parcela: "O que o autor [Rui Marques] busca é uma explicação para a resposta pronta dada pelas opiniões públicas, pelas diplomacias que contavam e pelos media, no momento em que o dossier de Timor atingiu o seu ponto mais dramático, no Verão de 1999. Ou seja, «como e porquê conseguiu a causa da autodeterminação de Timor-Leste entrar na agenda mediática, crescendo em espiral até ao topo dessa agenda, e em que medida isso foi importante para obter sucesso nos seus objectivos estratégicos?»" (p. 10).

Adelino Gomes e Diogo Pires Aurélio estarão presentes no dia da apresentação deste magnífico livro. Desejo felicidades ao autor (a quem agradeço a oferta de um exemplar, que me permitiu olhar para o interior do texto) e parabéns à Porto Editora (e aos directores da colecção Comunicação, Joaquim Fidalgo e Manuel Pinto) pela edição.

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