terça-feira, 10 de janeiro de 2006

MÚSICOS ALEMÃES CONTRA A PROTECÇÃO ANTI-CÓPIA

Numa notícia ontem publicada pelo sítio Expatica's German News, um sindicato de músicos pop da Alemanha está contra a tecnologia anti-cópia. Nesse sentido, Klaus Quirini, presidente da Associação de Músicos Alemães VDM, manifesta uma opinião diferente da dos estúdios de música que procuram colocar códigos secretos nos CDs que impedem cópias. O objectivo é evitar a partilha de músicas entre compradores e os seus amigos, que gravariam as músicas.

Recorde-se que no passado mês - e estou a seguir a mesma notícia - a Sony teve de abandonar uma nova tecnologia anti-cópia depois de introdução de um vírus nos computadores pessoais. Na Alemanha está a haver um grande debate sobre a legalidade ou não de cópias de músicas nos aparelhos de MP3.

Quirini, que é advogado, entende que, em vez de se investir biliões de dólares na guerra cópia-protecção, deveria publicitar-se o valor da propriedade intelectual com um rótulo a dizer o que é permitido ou não. Isto deve ser explicado em especial aos jovens, mas sem ameaças.

Sem comentários: