domingo, 15 de janeiro de 2006

A TRAGÉDIA TELEVISIVA, O NOVO LIVRO DE EDUARDO CINTRA TORRES

Eduardo Cintra Torres, professor universitário, escritor e acutilante crítico de televisão no Público, edita mais um livro. O título desta nova obra é A tragédia televisiva, com a chancela do Instituto de Ciências Sociais (Lisboa), a partir da tese de mestrado do autor. Ainda não comprei a obra, pois ainda não a vi nas livrarias; apenas folheei um exemplar (preço de capa: €23,90).

Lêem-se, no sítio do Instituto de Ciências Sociais, os seguintes comentários acerca do livro:

1) "Uma tese genuinamente original, que recorre a toda a literatura disponível desde os gregos antigos até às últimas teorias da Comunicação Social, para lidar com um fenómeno televisivo cada vez mais presente na nossa vida quotidiana" (Manuel Villaverde Cabral).

2) "A modernidade parece fazer-nos voltar teimosamente à antiguidade. A televisão faz-nos voltar à tragédia, agora transmitida pelo «directo», essa ficção do real instantâneo. É o mesmo? É e não é. A televisão recompôe com vigor o modus da tragédia, mas não a representa no espaço público da cidade, mas colada aos nossos olhos, colada à nossa casa. São estas semelhanças e diferenças que este livro analisa. Um estudo pioneiro e inovador do «discurso" televisivo» (José Pacheco Pereira).

Sem comentários: