O trabalho de hoje do Diário de Notícias (texto de Marina Almeida; ilustração de Jorge Mateus) permite a actualização da informação sobre a audimetria em Portugal. Desde 2004 - e eu já fiz aqui referência ao facto - que a Marktest tem vindo a adoptar em teste um audímetro da empresa americana Arbitron, o Portable People Meter (PPM), capaz de medir consumos dos media fora do lar, neste caso de televisão e rádio (50 aparelhos no país).
Segundo se lê, o efeito do PPM será sentido em especial na rádio. Para José Manuel Oliveira, administrador da Marktest: "Quando fizemos cá o teste, houve um dia à hora do almoço, em que as rádios ultrapassaram as televisões. Fomos ver as gravações das emissões: foi o anúncio da equipa portuguesa para o Euro 2004. Fora de casa as pessoas estavam a ouvir na rádio. Este efeito é medido pelo PPM mas não pelo estudo tradicional de meios".
- O Bareme Rádio assenta, actualmente, em 25 mil entrevistas telefónicas baseadas na memória e apresenta resultados trimestralmente. Com o PPM, haverá, com certeza, uma "revolução" na distribuição do investimento publicitário, com a rádio a lucrar.
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