sábado, 25 de fevereiro de 2006

A GERAÇÃO DA ÉTICA

O texto de Fernando Martins é o número 42 da colecção Jornalismo da MinervaCoimbra, dirigida por Mário Mesquita. Tem o título A geração da ética. Três anos como provedor dos leitores do Jornal de Notícias.

O blogueiro já viu o livro mas ainda não o comprou. Por isso, socorre-se do comunicado da editora:

  • A abertura, no nosso país, dos canais privados de Televisão, deu origem a todo um ciclo que começou pela disputa do bolo da publicidade e que se espera que regresse à postura profissional e cívica dos tempos em que nem a informação-espectáculo representava uma ameaça, nem a sede de protagonismo dos diversos agentes da comunicação tinha, ainda, feito da verdade e da honra degraus espezinhados na corrida pelas audiências. Os outros "media" não escaparam [...] tudo isto numa altura em que, em nome das crises, as redacções passaram por profundas renovações, de entre as quais se destaca um rejuvenescimento excessivo e mal enquadrado. [...] Foi a altura em que parece ter nascido a geração da ética, sob um manto de preocupações nem sempre próximas. A vontade autêntica de resolver problemas andou [...] muitas vezes a par de objectivos de marketing e até de mera cenografia. Apareceram, beneficiando do prestígio do pioneiro provedor de justiça, mais e mais provedores. Os dos leitores também.
Fernando Martins, que estudou engenharia e direito, encetou, na delegação do Porto do jornal O Século, uma carreira hoje com mais de 40 anos. Fez ainda rádio e televisão. Com trabalhos espalhados por jornais e revistas nacionais e estrangeiros, o seu trabalho fixou-se no Jornal de Notícias, onde ao longo de quatro décadas assinou reportagens, entrevistas, crónicas e artigos. Foi repórter, editor, chefe de redacção e director. Em 2001, começou a sua tarefa de primeiro provedor dos leitores do jornal.

Sem comentários: