O texto de Fernando Martins é o número 42 da colecção Jornalismo da MinervaCoimbra, dirigida por Mário Mesquita. Tem o título A geração da ética. Três anos como provedor dos leitores do Jornal de Notícias.
O blogueiro já viu o livro mas ainda não o comprou. Por isso, socorre-se do comunicado da editora:
- A abertura, no nosso país, dos canais privados de Televisão, deu origem a todo um ciclo que começou pela disputa do bolo da publicidade e que se espera que regresse à postura profissional e cívica dos tempos em que nem a informação-espectáculo representava uma ameaça, nem a sede de protagonismo dos diversos agentes da comunicação tinha, ainda, feito da verdade e da honra degraus espezinhados na corrida pelas audiências. Os outros "media" não escaparam [...] tudo isto numa altura em que, em nome das crises, as redacções passaram por profundas renovações, de entre as quais se destaca um rejuvenescimento excessivo e mal enquadrado. [...] Foi a altura em que parece ter nascido a geração da ética, sob um manto de preocupações nem sempre próximas. A vontade autêntica de resolver problemas andou [...] muitas vezes a par de objectivos de marketing e até de mera cenografia. Apareceram, beneficiando do prestígio do pioneiro provedor de justiça, mais e mais provedores. Os dos leitores também.
Sem comentários:
Enviar um comentário